Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Velha recebe exposição de desenho

As paisagens de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, são o tema da exposição de desenho “Entre pedras desenho as curvas de um rio” da artista Paula Rito.

  • Cultura
  • Publicado: 2018-08-07 16:18
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

As paisagens de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, são o tema da exposição de desenho “Entre pedras desenho as curvas de um rio” da artista Paula Rito.

Inaugurada no domingo, 5 de agosto, a exposição poderá ser visitada no Núcleo do Azeite – Lagares de Proença-a-Velha de terça-feira a domingo, entre as 9h00-13h00 / 14h00-17h00.

São cerca de 20 obras inspiradas por visitas de Paula Rito a Proença-a-Velha e que refletem o olhar da artista sobre as paisagens que encontrou, em especial as margens bucólicas do Rio Torto, que atravessa a aldeia.

“Trilhei vários caminhos, mas dei por mim a encaminhar-me sempre para o rio. Apaixonei-me por ele, torto, curva sobre curva a percorrer Proença-a-Velha”, afirmou Paula Rito na inauguração da exposição.

A artista tem no seu currículo diversas exposições individuais e coletivas, desde os anos 80, e possui uma licenciatura em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e mestrado em Teorias da Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

A presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, referiu que esta bonita exposição integra as comemorações dos 800 anos do Foral de Proença-a-Velha (1218 – 2018), um marco histórico que está a ser assinalado ao longo do ano.

O mês de agosto em Proença-a-Velha ficará ainda marcado pelas inaugurações do Núcleo Museológico de Arte-Sacra, no dia 15 pelas 19h00, e do Monumento aos Combatentes na I Guerra Mundial, no dia 18 pelas 18h00.

PUB

PUB

PUB

PUB