Cultura

Fundão: Residentes de Lavacolhos vão ser atores em peça de teatro

Diario Digital Castelo Branco | 2018-08-10 06:02:00

Um grupo de habitantes da aldeia de Lavacolhos, no Fundão, vai ser protagonista da peça de teatro "Filhas do Monte", numa experiência inédita que constitui uma homenagem ao povo e à Serra da Argemela, que ardeu no ano passado.

O espetáculo é apresentado na terça-feira, 14 de agosto, às 22:00, na Praia Fluvial de Lavacolhos e tem a particularidade de apenas um dos elemento do elenco não ser residente nesta aldeia do concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco.

A iniciativa partiu de Joana Rasgado e Paulo Barbosa, um casal natural de Lisboa, que está a implementar um projeto de turismo rural naquela localidade.

Ambos com ligação ao teatro, resolveram criar uma peça que envolvesse a comunidade local e que pudesse "proporcionar algo de novo para as pessoas e criar novas dinâmicas e atividades para além do quotidiano e da rotina", como explicou à agência Lusa Joana Rasgado, encenadora da peça.

O desafio foi prontamente aceite: "Aderiram à ideia de uma forma maravilhosa e com um entusiasmo enorme. E, desde então, têm dado imenso e cresceram muitíssimo".

A peça foi escrita por Paulo Barbosa e dá corpo a uma das lendas da Serra da Argemela, constituindo uma homenagem a este monte tantas vezes fustigado pelas chamas, bem como ao povo local, com particular destaque para as mulheres, que estão em grande maioria na peça.

"Quisemos dar o protagonismo às mulheres. Reconhecer o papel que têm e que nem sempre é lembrado", refere Paulo Barbosa.

Em "Filhas do Monte" há ainda lugar aos "feitos heroicos do povo que enaltecem a terra" e às "fantasias que embalaram ao longo dos tempos as gerações passadas e estas", tudo isto sem esquecer o ícone da terra (o bombo), presente através da participação do Grupo de Bombos de Lavacolhos.

O espetáculo tem entrada livre, mas integra uma componente solidária, pelo que, quem quiser poderá entregar um donativo para ajudar na aquisição de uma viatura de combate a incêndios para a aldeia.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt