Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: Parlamento e a História do Palácio de São Bento em exposição nos Paços do Concelho

A exposição “O Parlamentarismo e a História do Palácio de São Bento” está patente nos Paços do Concelho de Proença-a-Nova até ao final do presente mês. 

  • Cultura
  • Publicado: 2018-11-14 20:37
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A exposição “O Parlamentarismo e a História do Palácio de São Bento” está patente nos Paços do Concelho de Proença-a-Nova até ao final do presente mês.

A mostra apresenta a origem do Palácio de São Bento, que começou como um mosteiro beneditino em 1598, e a sua transformação em Palácio das Cortes, em 1833, e percorre a história do Parlamento, desde os órgãos constituintes da Assembleia da República à sua competência política e legislativa e a Constituição.

Na inauguração, que se realizou no dia 8 de novembro, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, salientou “a importância de tornar os Paços do Concelho também um espaço cultural, para que com estas exposições possamos fazer uma ligação mais estreita da administração aos nossos concidadãos”.

O técnico do Museu da Assembleia da República, Francisco Távora, fez uma visita guiada pela história do edifício ao longo dos painéis, apresentando ainda algumas curiosidades.

A ideia da itinerância expositiva desta mostra nasceu em 2002, quando o Centro Português de Vigo, apoiado pelo Banco Comercial Português, concebeu com o então Museu da Assembleia da República 25 painéis narrando a História do Convento, e depois Palácio de S. Bento, desde 1598 até aos nossos dias. A exposição já percorreu cerca de 90 concelhos e leva até aos mais remotos lugares de Portugal a mensagem do diálogo e da convivência democrática, melhorando e corrigindo a imagem que por vezes é transmitida.

PUB

PUB

PUB

PUB