Cultura

Festival das Artes da Beira Baixa promove o adufe em Penamacor

Diario Digital Castelo Branco/Lusa | 2018-11-14 15:53:00

Penamacor recebe no sábado o Festival das Artes da Beira Baixa, que pretende dar a conhecer o adufe como instrumento que importa preservar e valorizar, anunciou hoje esta autarquia do distrito de Castelo Branco.

Segundo o município, o evento decorre na Casa do Povo de Penamacor e tem início às 09:30, com um ateliê de construção de adufes, da responsabilidade de António Supico.

"Este ateliê pretende dar bases aos participantes para que estes possam aprender a construir e tocar este instrumento musical".

À tarde, com início a partir das 14:30, realizam-se atuações com as Adufeiras do Paúl, as Adufeiras do Rancho Folclórico do Ladoeiro, as Adufeiras do Rancho Folclórico de Monsanto, as Adufeiras do Rancho Folclórico de Aranhas e o Adufe em Lisboa, o que permitirá aos participantes assistirem a várias formas de tocar adufes, características dos diferentes concelhos ali representados.

A Câmara de Penamacor ressalva ainda que "o adufe é um instrumento tradicional das Beiras" e que este festival está inserido "na estratégia de promoção e valorização deste instrumento", sendo que os vários grupos do concelho de Penamacor ligados à música foram convidados a estar presentes, para que este projeto "tenha reflexo na preservação deste valioso património cultural e consequências práticas no futuro".

Esta iniciativa insere-se no programa Beira Baixa Cultural, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt