Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Museu da Seda assinala Dia Internacional dos Museus

O Museu da Seda da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco, assinalou na passada quinta-feira, dia 18, o Dia Internacional dos Museus.

  • Cultura
  • Publicado: 2017-05-19 06:57
  • Autor: Cristina Valente

O Museu da Seda da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco, assinalou na passada quinta-feira, dia 18, o Dia Internacional dos Museus.

A celebração da efeméride, assinalada pela primeira vez naquele espaço, contou com a presença de várias dezenas de crianças, em representação dos agrupamentos de escola de Castelo Branco, do autarca albicastrense Luís Correia, e de representantes de várias instituições, nomeadamente de outros museus do concelho.

Maria de Lurdes Pombo, responsável da APPACDM , deu conta da procura que o museu tem tido, nos seus primeiros 5 meses de existência, com o número de visitantes a ultrapassar já os 1300.

"Ainda não são os números que desejamos, o nosso objetivo é que o museu tenha todos os dias muitos visitantes, mas nestes 5 meses, temos tido muita procura, de visitantes de todas as faixas etárias" afirmou a responsável.

O museu, único no país, mostra ao visitante todo o processo da seda, desde o bicho, casulo, à extração do fio de seda e a sua utilização.

Maria de Lurdes Pombo, refere que o espaço, começa já a ser procurado por turistas estrangeiros, o que cria a necessidade de adquirir equipamento que permita a tradução durante as visitas guiadas. "Esse será o próximo passo, para receber condignamente os visitantes estrangeiros, de forma a que estes consigam perceber todo o processo aqui demostrado" afirmou a responsável.

A instituição está a promover o espaço junto das agências de viagem, o que espera a responsável, vai contribuir para aumentar significativamente o número de visitantes.

Luís Correia, autarca albicastrense, aproveitou a presença de muitas crianças, para os incentivar a visitar a rede museológica do concelho, que brevemente terá mais dois espaços.

"Brevemente será inaugurado o Museu dos lanifícios nos Cebolais, um espaço onde poderão conhecer a história dos lanifícios e ver grandes máquinas a trabalhar. E vamos também abrir até final do ano o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, para que todos possam perceber o bordado de Castelo Branco" disse o autarca dirigindo-se aos mais novos.

Para assinalar o dia, todos os presentes procederam a um lançamento de balões, uma atividade de agradou aos mais novos e encheu o céu de cor.

PUB

PUB

PUB

PUB