Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Procura de cereja excedeu oferta disponível no Festival de Proença-a-Nova

A procura de cereja no Festival da Cereja de Montes da Senhora, concelho de Proença-a-Nova, que se realizou no passado fim-de-semana, excedeu a oferta e o fruto esgotou no domingo.

  • Economia
  • Publicado: 2017-05-25 17:34
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A procura de cereja no Festival da Cereja de Montes da Senhora, concelho de Proença-a-Nova, que se realizou no passado fim-de-semana, excedeu a oferta e o fruto esgotou no domingo.

Em declarações ao Diário Digital Castelo Branco o presidente do Câmara Municipal, João Lobo, afirma que “Estivemos em contacto com os produtores que garantiram que dentro de dias vão ter muita cereja madura, pronta a ser consumida. Infelizmente, a quantidade disponibilizada neste fim-de-semana não foi suficiente para satisfazer todos os pedidos tendo em conta que as chuvas das primeiras semanas de maio danificaram muita da cereja que seria disponibilizada no festival, estando a restante em fase de maturação”.

 “Ainda assim, fazemos um balanço muito positivo deste Festival da Cereja porque permitiu-nos divulgar um dos importantes recursos do concelho que, não tendo a expressão de outras zonas do país, distingue-se efetivamente pela qualidade. Estes e outros eventos que organizamos ligados à gastronomia contribuem para a atratividade do concelho, mas mais do que isso é também uma aposta na agroindústria e no agroalimentar, tanto mais que já vemos compotas e licores que têm como base a cereja”. Diz o autarca.

Para além da venda de cereja diretamente do produtor, o Festival foi ainda feito da venda de outros produtos, como compotas, licores, mel, hortícolas, tigelada e artesanato, todos oriundos do concelho de Proença-a-Nova. Durante os dois dias decorreram diversas iniciativas que são já parte integrante do cartaz do Festival, como a Corrida das Cerejas, que registou mais de 180 atletas de diversos pontos do distrito, o passeio pedestre “Montes de Cereja”, com 110 caminheiros, e a Tarde de Folclore e Música Popular, com a presença de quatro grupos: Grupo de Cantares Tradicionais de S. Miguel de Acha, Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, Sons da Beira, de Proença-a-Nova, e o grupo anfitrião de Danças e Cantares de Montes da Senhora.

No próximo ano, é objetivo do Município associar o limão à temática da cereja: “nas freguesias do norte do Concelho, a cereja e os citrinos como o limão têm capacidade para fazer uma progressão grande. Vamos incentivar a que seja feita uma aposta continuada na área da fruticultura e, em conjunto com os produtores, tentar criar uma forma de associativismo para encontrar circuitos de comercialização e assim promover a apetência para os pomares crescerem”, anuncia João Lobo.

PUB

PUB

PUB

PUB