Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Escalos de Cima: Capela de Santo Amaro alvo de obras de requalificação

A capela de Santo Amaro, em Escalos de Cima, foi alvo de obras de requalificação, que renovaram por completo o equipamento.

  • Região
  • Publicado: 2017-05-29 10:24
  • Autor: Cristina Valente

A capela de Santo Amaro, em Escalos de Cima, foi alvo de obras de requalificação, que renovaram por completo o equipamento.

A capela que serve de casa mortuária, fica agora mais moderna e também funcional para esse "ato social".

Entre as obras realizadas, foi substituído o telhado, o pavimento interior, todas as portas e janelas, todo o reboco interior e exterior, bem como a construção de sacristia e casas de banho.

 A intervenção no edifício, foi efetuada pela empresa João de Sousa Baltazar, da freguesia de Escalos de Cima/Lousa, e custou à autarquia mais de 83 mil e 700 euros.

Na cerimónia de inauguração o padre António Castanheira lembrou as obras de beneficiação que a capela foi recebendo ao longo dos anos, "com o apoio da comunidade", no entanto o edifício foi-se degradando e necessitava de obras profundas, "o edifício tem agora equilíbrio estético, tem conforto, é um equipamento mais capaz e é um beneficio para todos" afirmou o pároco.

José Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Escalos Cima/Lousa, reforçou a necessidade das obras realizadas, pelo facto de a capela desempenhar as funções de capela mortuária, "temos que dar condições a quem está num momento de sofrimento, com a perda dos seus entes queridos".

O autarca Albicastrense, Luís Correia, destacou a forma como decorreu todo o processo, que começou em 2012 com a elaboração do projeto, pelo gabinete de arquitetura de Mário Benjamim.

"Esta é uma intervenção em várias vertentes, desde logo cultural, porque preservamos este imóvel, que faz parte da história e cultura da localidade, tem também uma vertente social, pois a capela cumpre esse papel quando serve de capela mortuária" afirmou Luís Correia.

O autarca lembrou também que as freguesias, que mereceram ao longo de todo o mandato vários investimentos, fazem parte "da estratégia de desenvolvimento programado para o concelho".

PUB

PUB

PUB

PUB