Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Estudantes do ensino secundário aprendem a construir Drones, carros de Fórmula 1 e microcontroladores

Decorreram entre os dias 10 e 21 e julho, três estágios promovidos pela Unidade Técnico Cientifica de Engenharia Eletrotécnica e Industrial da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco.

  • Educação
  • Publicado: 2017-07-27 07:44
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Decorreram entre os dias 10 e 21 e julho, três estágios promovidos pela Unidade Técnico Cientifica de Engenharia Eletrotécnica e Industrial da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco.

Estes estágios, integrados no programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias, proporcionaram aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade única de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.

“Construção e Controlo de Drones”, estágio coordenado pelo docente Pedro Torres, com a colaboração do aluno David Antunes do CTeSP em Instalações Elétricas e Telecomunicações e dos alunos Ricardo Soares e Telmo Marques da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações, consistiu em construir um drone de raiz, perceber a sua construção mecânica, a componente eletrónica associada e todo o processo de controlo de voo. De uma forma simples, os alunos construíram o seu drone e programaram-no para voar em forma de teleoperação e autónoma. Assim, os alunos são estimulados a aprender fazendo. Durante o estágio foram construídos e colocados a voar dois exemplares bastante estáveis, o que revela o empenho dos alunos em todas as fases do processo.

Além de toda a componente técnica foram abordadas as questões legais reguladas pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC). Este estágio teve uma afluência muito acima do número limite de vagas, tendo sido aceites 5 alunos provenientes das escolas secundarias de Castelo Branco, Viseu, Constância e Figueira da Foz. O feedback foi extremamente positivo o que motiva a organização para continuar e evoluir.

“F1 Racing Project”, estágio coordenado pelo docente Nuno Fernandes, com a coloração dos docentes Luís Farinha, Marcelo Calvete, Tiago Silva, José Simão e Pedro Torres, os alunos conceberam e construíram um carro em madeira, propulsionado por CO2, recorrendo às tecnologias CAD/CAM e de Impressão 3D. 

A iniciativa visou estimular nos jovens o gosto e entusiasmo pela ciência, tecnologia e engenharia.

“Os microcontroladores no nosso dia a dia: implementação de um órgão eletrónico", estágio orientado pelo docente José Vieira, teve como objetivo introduzir a eletrónica e os microcontroladores aos alunos do ensino secundário, onde de uma forma integrada, foram abordados conceitos de eletrónica analógica e digital e programação, necessários ao desenvolvimento de pequenas aplicações tais como: leitura e escrita em pinos, escrita de mensagens em LCDs, visualização do estado de sensores (temperaturas), implementação de semáforos. Como projeto final foi desenvolvido um órgão digital. Este ano, os alunos participantes foram oriundos de Castelo Branco e da zona da Sertã.

PUB

PUB

PUB

PUB