Região

Proença-a-Nova:Iniciativa “Eu participo” dá vida ao viaduto do Parque Urbano

Diario Digital Castelo Branco | 2017-08-12 07:02:00

O viaduto junto à Escola Pedro da Fonseca, que liga o Parque Urbano ao Jardim de Santa Margarida, ganhou uma nova imagem da autoria dos artistas Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso. Inserido na iniciativa “Eu participo”, do Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G e em parceria com o Município, o painel, que ficou concluído esta semana, reflete os elementos naturais e patrimoniais mais emblemáticos do concelho.

De um lado, descobrimos paisagens. Passeamos pelo meio das estevas em flor e pelo olival, atravessamos as montanhas, respiramos o ar dos eucaliptos, aproveitamos a sombra dos sobreiros e dos pinheiros e contemplamos as ventoinhas de energia eólica. Do lado oposto, o património de Proença-a-Nova: a parede de xisto e a ponte do Malhadal conjugadas com os pinheiros e as vinhas.

Os dois artistas combinaram as suas técnicas individuais, onde o princípio básico é a natureza. “Esta é uma técnica mista embora cada um de nós tenha uma técnica individual. Este painel reflete uma forma de combinarmos os dois as nossas técnicas”, explica Cavalheiro Cardoso. A composição da pintura resulta da observação cuidadosa da região, onde “o fundamental é observar” e depois construir “o figurino diferente do que inserido numa paisagem”, revelando a beleza das coisas que habitualmente passa despercebida à maioria das pessoas, explica Sílvia Mathys. Esta é mais uma forma de os artistas divulgarem o seu trabalho e ao mesmo tempo promover o concelho.

Com objetivo de impulsionar a participação ativa da população em prol da comunidade, em maio deste ano e também no âmbito da mesma iniciativa, o Jardim de Santa Margarida, em Proença-a-Nova, recebeu a intervenção de 25 crianças que pintaram de branco as paredes grafitadas e desenharam flores de vários tamanhos e cores.

A ação “Eu participo” está aberta à população em geral que queira participar com ideias de forma a contribuir para o desenvolvimento local, basta para isso contactar o Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G através do e-mail clds@cm-proencanova.pt.

 


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2017
Desenvolvido por citricweb.pt