Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

IPCB recebe alunos de todo o mundo

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco recebeu no presente ano letivo um grupo de 25 alunos do Instituto Politécnico de Macau no seguimento dos protocolos de cooperação assinados entre ambas as instituições.

  • Educação
  • Publicado: 2017-09-19 09:46
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco recebeu no presente ano letivo um grupo de 25 alunos do Instituto Politécnico de Macau no seguimento dos protocolos de cooperação assinados entre ambas as instituições.

No âmbito desses protocolos, que estabelecem a lecionação em conjunto das licenciaturas em Português e em Ensino da Língua Chinesa como língua Estrangeira, respetivamente, ficou acordado que o segundo ano de cada um dos cursos será ministrado em Castelo Branco, pelo IPCB, através da Escola Superior de Educação. O objetivo principal é permitir aos alunos a imersão linguística e cultural na língua e cultura portuguesa, assim como a aquisição de conhecimentos que permita que os últimos anos do curso sejam ministrados em língua portuguesa.

A primeira edição decorre em 2017, com a licenciatura em Ensino da Língua Chinesa como língua Estrangeira, enquanto que a licenciatura em Português tem início no presente ano letivo em Macau, pelo que em 2018 o IPCB receberá entre 25 a 30 alunos também desta licenciatura, passando a receber anualmente entre 50 a 60 alunos, proveniente das duas licenciaturas.

Para Carlos Maia, “esta é uma importante etapa para o IPCB e motivo de grande satisfação, porque a vinda destes alunos traduz, por um lado, o reconhecimento por parte do Instituto Politécnico de Macau da qualidade da formação ministrada no IPCB, e por outro porque constitui a concretização das negociações iniciadas há cerca de seis anos atrás com o Instituto Politécnico de Macau”. Refere ainda o presidente do IPCB que “estes processos são morosos, porque para além das questões pedagógicas e científicas, há também questões formais a resolver, tendo em conta que é necessário compatibilizar as regras vigentes nos dois países e, por vezes, até nos dois continentes.  Assim aconteceu com os responsáveis do Politécnico de Macau e assim aconteceu com o Panamá, com os primeiros contactos a serem efetuados em 2014, foram-se resolvendo algumas questões e este ano o IPCB vai receber pela primeira vez também alunos do Panamá”.

O IPCB tem feito uma forte aposta na captação de alunos estrangeiros, para além dos provenientes ao abrigo dos programas de mobilidade. Carlos Maia refere que “essa aposta tem tido efeitos muito positivos. De salientar que apesar de ainda não terem terminado toda as fases de candidatura, o IPCB já tem matriculados no presente ano letivo 135 alunos ao abrigo do estatuto de estudante internacional, em comparação com 78 do ano anterior”.
Considerando todos os regimes, vão estudar no presente ano letivo nas escolas do Instituto Politécnico de Castelo Branco alunos das seguintes 38 nacionalidades: Polónia, Espanha, Eslovénia, Hungria, República Checa, Turquia, China, Grécia, India, Holanda, França, Itália, Lituânia, Roménia, Bósnia, Bulgária, Brasil, México, Cabo Verde, Peru, Panamá, Colômbia, Moçambique, Moldávia, Timor, São Tomé e Príncipe, Angola, Argentina, Ucrânia, Alemanha, Guiné Bissau, Suíça, Inglaterra, Irão, Palestina, Rússia, Croácia, Japão.

PUB

PUB

PUB

PUB