Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Obras tornam Sé Concatedral mais inclusiva

As obras realizadas na Sé Concatedral de Castelo Branco tornaram o edifício mais inclusivo . Para além dos melhoramentos efetuados, no telhado, na iluminação, o edifício está agora também acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

  • Região
  • Publicado: 2017-09-20 08:40
  • Autor: Cristina Valente

As obras realizadas na Sé Concatedral de Castelo Branco tornaram o edifício mais inclusivo .

Para além dos melhoramentos efetuados, no telhado, na iluminação, o edifício está agora também acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

"Até agora alguém com uma cadeira de rodas, tinha que pedir por favor para entrar e percorrer todo o monumento, agora pode entrar e circular como qualquer outro" afirmou o Padre Nuno Folgado, na cerimónia de inauguração das obras.

"A parte mais visível, é a iluminação, mas confesso que para mim  a parte mais importante é a parte inclusiva destas obras, agora a sé é mais de todos" afirmou Nuno Folgado.

As obras na Sé Concatedral não acabaram ainda, na passada semana foi desmontado o órgão existente na Sé para ser restaurado, "vai ser um trabalho moroso, e só daqui a cerca de 1 ano estará proto, mas com certeza valerá a pena".

As obras realizadas no monumento, que é ex-libris da cidade, custaram cerca de 500 mil euros, e foram em parte financiados por fundos europeus.

"Estas melhorias, são muito positivas para a Sé monumento simbólico de Castelo Branco" afirmou Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco, que recordou que a autarquia tem tido a preocupação de colaborar na preservação do património religioso, e recordou as obras, orçadas em cerca de 400 mil euros, realizadas na Igreja do Valongo.

PUB

PUB

PUB

PUB