Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: Roteiro das Artes inaugura diversas obras artísticas

O Roteiro das Artes, que acontece no dia 21 de outubro pelas 16h00, inclui a inauguração de uma escultura, de um mural, de um projeto de cerâmica e ainda de um catálogo de trabalhos artísticos, em vários pontos de Proença-a-Nova.

  • Região
  • Publicado: 2017-10-17 08:11
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Roteiro das Artes, que acontece no dia 21 de outubro pelas 16h00, inclui a inauguração de uma escultura, de um mural, de um projeto de cerâmica e ainda de um catálogo de trabalhos artísticos, em vários pontos de Proença-a-Nova.

Segundo a autarquia em nota enviada à nossa redação, a primeira paragem deste roteiro promovido pelo Município de Proença-a-Nova será nas Escadinhas do Duque, junto ao Largo dos Bombeiros, para inaugurar o projeto “Entre o Céu e a Terra”, de autoria de Yola Vale. A artista residente em Proença-a-Nova, foi desafiada pelo Município para contribuir para a reabilitação das “Escadinhas do Duque” e este trabalho resultou num mural de grande formato composto por fragmentos de cerâmica suspensos por delicados fios. 

A viagem segue para o viaduto no Parque Urbano, onde figura o painel pintado por Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso. Esta pintura representa os elementos mais emblemáticos do concelho, onde podemos contemplar as oliveiras, os pinheiros e eucaliptos, as hélices da energia eólica, as paredes de xisto e a ponte do Malhadal. Este trabalho é o resultado da iniciativa “Eu Participo”, promovida pelo Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G em parceria com o Município.

No Parque Urbano, entre o Espaço Infantojuvenil e a Galeria Municipal, surge uma nova escultura, que integra o seu projeto de Doutoramento Prático em Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) da escultora Ana Mena. A escultura em metal para espaço público é composta por um conjunto arquitetónico de seis objetos e representa uma abordagem da cidadania através da escultura, refletindo sobre os processos individuais e coletivos e sobre a vivência dos problemas sentidos por cada um e pela sociedade.

Este projeto surge ao abrigo do protocolo entre o Município e a FBAUL e resulta de um trabalho de arte participativa que contou com os contributos de várias pessoas da comunidade. Ainda no âmbito da parceria entre as duas entidades, será lançado no mesmo dia o Catálogo de Trabalhos Artísticos decorrentes das várias iniciativas artísticas dos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa realizadas no concelho de Proença-a-Nova, na Galeria Municipal.

O Roteiro das Artes está aberto a toda a população que queira acompanhar esta jornada cultural e é de participação livre. 

PUB

PUB

PUB

PUB