Sertã: Dia 26 de novembro Gala Eugénia Lima

A 26 de novembro, domingo, a Casa da Cultura da Sertã recebe a sétima edição da “Gala Eugénia Lima”, a partir das 17 horas.

  • Cultura
  • Publicado: 2017-11-21 11:58
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A 26 de novembro, domingo, a Casa da Cultura da Sertã recebe a sétima edição da “Gala Eugénia Lima”, a partir das 17 horas.

Promovida pela Câmara Municipal da Sertã, a “Gala Eugénia Lima” pretende homenagear anualmente a consagrada acordeonista Eugénia Lima e promover o acordeão, instrumento típico da Música Popular Portuguesa.

Nesta gala participarão João Filipe Guerreiro (Campeão do Mundo de Acordeão), Fábio Guerreiro, Catarina Brilha, José Cláudio, David Antunes, Patrícia Farinha, Vasco Miguel, Miguel Ribeiro, Grupo “Guitarra Portuguesa e o Fado” e o Grupo Taconeando.

Nascida em Castelo Branco em 1926, Eugénia Lima iniciou a sua vida artística aos 4 anos no Teatro Vaz Preto em Castelo Branco. Ao longo da sua carreira, fez vários espetáculos, quer em Portugal, quer no estrangeiro, passando ainda pela televisão. Diplomada com o Curso Superior de Acordeão (categoria de professora) pelo Conservatório de Acordeão de Paris, Eugénia Lima fundou a Orquestra Típica Albicastrense, possui inúmeros discos gravados e compõe temas para vários artistas consagrados.

Foi agraciada com diversos prémios e distinções, de onde se destacam o “Óscar da Imprensa” (1962), “Dama da Ordem Militar de Santiago da Espada” (1980), Diploma Honorífico atribuído pela União Nacional dos Acordeonistas de França (1984), “Mérito Cultural” (1986) e “Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique” (1995). Faleceu a 4 de abril de 2014.

A “Gala Eugénia Lima” está agendada para o dia 26 de novembro na Casa da Cultura da Sertã, com início às 17 horas. A entrada é livre.

PUB

PUB

PUB

PUB