Região

Idanha-a-Nova: Azeite e Fumeiro foram os 'reis' da festa em Proença-a-Velha

Diario Digital Castelo Branco | 2018-02-13 14:12:00

A 16ª edição do Festival do Azeite e Fumeiro, em Proença-a-Velha, voltou a colocar os produtos tradicionais em grande destaque, com inúmeros visitantes a desfrutarem de dois dias de excelente gastronomia, música e animação para toda a família.

Organizado pelo Município de Idanha-a-Nova e a Freguesia de Proença-a-Velha, o evento decorreu a 10 e 11 de fevereiro e foi animado com workshops temáticos, live cooking, concursos de azeite convencional e biológico, noite de fados, música tradicional, teatro de rua e passeio de BTT.

"Os festivais que organizamos durante o ano são uma oportunidade para dinamizar a nossa economia e para aqueles que nos visitam comprarem produtos de excelência e biológicos", afirmou Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

O autarca referiu que o Festival do Azeite e Fumeiro permitiu divulgar os melhores produtos da região, dinamizar a economia e estimular a criatividade no mundo rural, colocando a tradição em diálogo com a inovação.

Isso mesmo foi realçado pela presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha. Helena Silva lembrou que nesta campanha do azeite, pela primeira vez, os produtores tiveram à sua disposição um lagar biológico para produzir azeite bio. Uma aposta que tem o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova e que é para continuar.

Para já, de 14 a 17 de fevereiro, o azeite bio produzido no concelho de Idanha-a-Nova tem presença confirmada na Biofach 2018. É em Nuremberga, na Alemanha, que decorre a maior feira de alimentos orgânicos e de produção sustentável do mundo.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Desenvolvido por citricweb.pt