Educação

Covilhã: Bênção das pastas na Universidade da Beira Interior deixa de ser exclusivamente católica

Diario Digital Castelo Branco/Lusa | 2018-05-16 06:13:00

A Bênção das Pastas na Universidade da Beira Interior (UBI), que este ano se realiza no sábado, vai deixar de ser uma cerimónia exclusivamente católica para incluir outros credos religiosos, anunciou a instituição.

Em nota de imprensa publicada na página oficial da UBI na internet, esta universidade sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco, explica que a alteração visa "criar um espaço de integração de todas as pessoas e culturas", numa cerimónia em que os cerca de 900 finalistas da UBI assinalam a conclusão do curso.

Citado na informação, Luís Pardal, responsável pelo Centro Académico Pastoral da UBI - que é a entidade que organiza o evento, com o apoio da reitoria da UBI e de outras instituições da cidade - explica que a opção de fazer uma festa com uma dinâmica ecuménica teve em conta o facto de a universidade estar cada vez mais internacionalizada e ter diferentes credos representados.

"Queremos assim respeitar o espaço de todos e fazer uma comemoração de todos os finalistas e não apenas dos finalistas católicos", acrescenta aquele responsável.

Para a cerimónia de sábado está confirmada a presença do bispo da Diocese da Guarda e de um pastor da Igreja Evangélica, sendo que portas continuam abertas "para outras religiões que queiram associar-se".

A cerimónia tem início marcado para as 11:00 na zona exterior da Faculdade de Ciências da Saúde e é antecedida do cortejo dos finalistas, que começa no Complexo Desportivo da Covilhã.

"Será constituída por cinco momentos: um gesto que simboliza a construção de paz, enquanto objetivo comum de todas as confissões religiosas; a escuta da palavra que incluirá textos bíblicos dos Antigo e Novo Testamentos e que têm como temática 'a sabedoria e como usar a sabedoria'. Segue-se a Bênção dos Finalistas e a tradicional oferta dos símbolos de cada curso, em jeito de agradecimento. A festa termina com a atuação das tunas académicas", especifica a informação.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt