Região

Proença-a-Nova: Inauguração do Posto de turismo interativo marcou o arranque da Festa do Município

Diario Digital Castelo Branco | 2018-06-13 06:40:00

Três dias de festa encheram o Parque Urbano Comendador João Martins e nem a chuva afastou o público que participou em massa na Festa do Município 2018 que contou com propostas para todas as idades. O arranque desta edição dedicada ao Turismo e ao Empreendedorismo ficou marcado pela inauguração do Posto de Turismo Interativo com a presença da Secretária de Estado da Indústria, Teresa Lehmann, a Deputada do PS pelo Distrito de Castelo Branco, Hortense Martins, e pela apresentação oficial da aplicação para smarthphones Visit Proença, ambas tecnologias com um mesmo objetivo: reunir toda a informação turística, assim como as propostas de alojamento e restauração de modo a promover o território de forma integrada e direcionada.

Animação de rua, concertinas, programas infantis, demonstração de desportos de aventura, parque radical, dança e atividades circenses foram algumas das sugestões constantes e enriqueceram o programa festivo. Destaque para os cabeças de cartaz António Zambujo, os Djs Kiss Kiss Bang Bang, os fadistas Mafalda Arnauth e António Ataíde e a transmissão em direto do programa de televisão da TVI “Somos Portugal” que acompanhou a festa no domingo que conquistou público oriundo de vários pontos do país, bem como alguns emigrantes já que também no último dia se celebrou o Dia de Portugal, das Comunidades Portuguesas e de Camões. “No rescaldo de mais umas Festas do Município, e após uma breve avaliação, tenho para mim que foram mais uma vez coroadas de êxito. O sucesso que vamos construindo é realizado por uma equipa vasta que asseguraram que tudo se desenrolou com profissionalismo. O sucesso deveu-se igualmente não só pelos músicos que abrilhantaram os diferentes concertos e atuações musicais, mas por todas as atividades paralelas que promovemos, em conjunto com associações locais, que nos permitiram apresentar um cartaz muito diversificado. Em suma, só em equipa construímos o futuro de Proença, é sempre em equipa que cada vez mais temos que traduzir o nosso trabalho para as pessoas”, congratula-se o presidente da Câmara Municipal, João Lobo.

Dedicada ao Turismo e ao Empreendedorismo, a edição 2018 da Festa do Município reuniu num só espaço comum de divulgação os alojamentos locais, os empresários e os produtores da marca Proença-a-Nova Origem. Foi também neste local que esteve presente o stand de Proença-a-Nova e das Juntas de Freguesia do concelho que ao longo dos três dias dinamizaram o espaço com provas e degustações de produtos locais.  A gastronomia é um fator essencial de potenciação do território e é através das iguarias tradicionais, baseadas em produtos endógenos que se promove o concelho. As sessões de cozinha ao vivo assumem-se sempre como momentos de grande expetativa e este ano contaram com o chef de palmo e meio Pedro Jorge, concorrente da 1ª edição do programa Masterchef Júnior, onde se tornou conhecido e bastante acarinhado pelo público, que apresentou uma receita de canapés com aromatizado de laranja e temperadas com alguns momentos de humor. As sopas de peixe do rio, que fazem parte dos pratos típicos do concelho, foram apresentadas por Nuno Sabino, presidente da Associação do Padrão, que ensinou alguns dos segredos das sopas de peixe do rio. De referir ainda o momento de Cozinha ao Vivo promovido pelo Centro Ciência Viva da Floresta, onde os mais pequenos meteram a mão na massa para fazer broas de bolota e mel.

O desporto assume-se como um fator de atratividade do concelho, promovido não só pelo Grupo de Desporto do Município como pelas outras coletividades do concelho. No primeiro dia, sexta-feira, aconteceu a habitual aula de encerramento da Ginástica Sénior, que reuniu os atletas das 17 turmas desta atividade. Ao longo do fim de semana também se jogou a fase final da XII Taça do Município. Nas iniciativas promovidas pelas coletividades, destaque para o Passeio de Motos, promovido pela Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova.

A edição 2018 da Festa do Município encerrou com o projeto Fado de Portugal, que uniu o Fado de Lisboa e o de Coimbra num só espetáculo com dois dos melhores intérpretes da atualidade:  Mafalda Arnauth e António Ataíde. O momento terminou com o espetáculo piromusical, trazendo ainda mais colorido à noite, acompanhado pelo som da guitarra portuguesa.

A 13 de junho, próxima quarta-feira, celebra-se o Dia do Município, com o programa oficial a iniciar-se com o Hastear da bandeira no Centro Ciência Viva da Floresta. No Ano Municipal da Floresta, assinalado este ano, será assinado o protocolo de colaboração entre o Centro Ciência Viva da Floresta e o Centro de Inovação e Competências da Floresta. A Sessão Solene contará com a homenagem póstuma ao empresário Daniel Lourenço e o anúncio oficial dos vencedores do Prémio Literário Pedro da Fonseca. No mesmo dia realiza-se a 3ª edição dos Jogos Interassociações na Praia Fluvial de Alvito da Beira. Sueca, Turista Indeciso, Proença Origem, Turismo e Empreendedorismo em Alta Pressão, Matraquilhos, Jogos para Crianças e Jogo Surpresa: são estes os desafios que o Grupo de Desporto do Município preparou para as equipas e associações. Foram três dias intensos em Proença-a-Nova, o centro do encanto, no sítio certo.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt