Castelo Branco: Centauro 40 anos a crescer

Dando continuidade à divulgação das empresas e do trabalho de excelência desenvolvido pelo tecido empresarial do concelho, realizou-se, no passado dia 22 de junho mais uma iniciativa “Portas Abertas – Empresas de Castelo Branco”, desta vez com a empresa Centauro.

  • Economia
  • Publicado: 2018-06-28 16:16
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Dando continuidade à divulgação das empresas e do trabalho de excelência desenvolvido pelo tecido empresarial do concelho, realizou-se, no passado dia 22 de junho mais uma iniciativa “Portas Abertas – Empresas de Castelo Branco”, desta vez com a empresa Centauro.

 

O projeto Centauro nasceu a 19 de Junho de 1978 com a constituição e registo da Empresa Castanheira, Henriques & C.ª Lda. A produção teve início em 1980.

 

Em 1983 a Empresa exportou os primeiros produtos para o Reino Unido.

 

Apostando sempre na opção estratégica que deu suporte à sua fundação a Castanheira Henriques especializou-se no fabrico de componentes para a industria de refrigeração e ar condicionado.

 

Em 1988 a Castanheira Henriques comemorou os 10 anos de existência com uma fábrica renovada e uma gama completa, moderna e certificada de produtos para Refrigeração e AVAC.

 

Para o grupo Centauro a exportação para os mercados do Centro / Norte da Europa sempre funcionou como motor de desenvolvimento, seja no encontrar de novos mercados e novas aplicações dos seus produtos, seja na área de I&DT, o que resulta da necessidade de acompanhar, em termos técnicos e tecnológicos, o que de melhor se faz nesses mercados. Hoje a empresa albicastrense exporta regularmente para Espanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, Noruega  e Alemanha.

 

Em 2003 a Centauro entra definitivamente para o “grupo restrito” de fabricantes europeus de equipamento para instalações com amoníaco, com a apresentação da família de produtos SAHE.

 

Durante a visita PORTAS ABERTAS, o Eng.º António Granjeia anunciou investimentos avultados para este ano, o que reforça a aposta da centauro na inovação e desenvolvimento de novos produtos, assumindo-se como pioneira neste sector, "valorizando as soluções desenvolvidas à medida das necessidades dos nossos clientes" .

 

José Henriques, sócio fundador da empresa, recordou que a empresa cresceu com os seus próprios meios, "com muito trabalho e nunca dependendo dos bancos".

 

O empresário destacou a boa relação que a empresa sempre manteve com a autarquia de Castelo Branco, "que desde a primeira hora esteve ao nosso lado, para ajudar a resolver alguns problemas que foram surgindo. Podemos hoje dizer que a autarquia é uma parceira importante para o crescimento desta empresa".

 

Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco considera a Centauro uma empresa de referencia, destacando o excelente trabalho realizado a nível nacional e internacional. "A Centauro é uma empresa estruturante para o sector do frio, contribuindo para que esteja associado a esta cidade o epíteto "Castelo Branco, capital do frio""afirmou o autarca.

PUB

PUB

PUB

PUB