Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Comemorações dos 160 anos do Caminho de Ferro passam por Castelo Branco

Foi inaugurada no sábado, dia 7, na sala da Nora do Cine-Teatro Avenida, a Exposição "160 anos do Caminho de Ferro em Portugal". Uma mostra para ver gratuitamente, até 12 de agosto.

  • Cultura
  • Publicado: 2018-07-11 15:31
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Foi inaugurada no sábado, dia 7, na sala da Nora do Cine-Teatro Avenida, a Exposição "160 anos do Caminho de Ferro em Portugal". Uma mostra para ver gratuitamente, até 12 de agosto.

A exposição está integrada nas comemorações dos 160 anos dos caminhos de ferro em Portugal, organizadas pela CP – Comboios de Portugal em parceria com a IP.

 

O aparecimento do caminho de ferro tornou possível o desenhar de uma parte da rede nacional de comunicações, bem como o transporte de pessoas e bens, a ligação de geografias, comunidades urbanas e rurais e permitiu um novo conhecimento do mundo.

Para o autarca albicastrense Luís Correia, esta é uma "mostra de relevante interesse" que se encontra ao dispor de todos, e que se enquadra claramente na história de Castelo Branco, referindo que a estação de comboios e a zona envolvente sempre foram uma referência para a cidade.

 

A mostra patente na Sala da Nora, recorreu a vários documentos, (imagens e texto) e iconografia, a exposição aborda a multiplicidade de áreas e competências do domínio ferroviário, passando pela evolução do material circulante, competência técnica dos profissionais até aos projetos futuros. Ao longo da narrativa expositiva dá-se a oportunidade ao visitante de testemunhar a constante adequação da atividade ferroviária às vicissitudes e exigências do mercado de transportes, tendo como referência a sustentabilidade ambiental em resposta às necessidades de mobilidade, considerados os mais elevados padrões de qualidade, conforto e segurança

A mostra pode ser visitada, na Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida, de terça a domingo das 14 às 19 horas.

PUB

PUB

PUB

PUB