Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Universidade da Beira Interior reabre Engenharia e Gestão Industrial para responder às empresas

A Universidade da Beira Interior (UBI) reabre no ano letivo 2018/19 o curso de Engenharia e Gestão Industrial para dar resposta às solicitações do tecido empresarial, anunciou hoje aquela instituição de ensino superior sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

  • Educação
  • Publicado: 2018-07-19 16:36
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Universidade da Beira Interior (UBI) reabre no ano letivo 2018/19 o curso de Engenharia e Gestão Industrial para dar resposta às solicitações do tecido empresarial, anunciou hoje aquela instituição de ensino superior sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

"O 1.º Ciclo em Engenharia e Gestão Industrial (EGI) corresponde às solicitações do tecido empresarial e é uma das escolhas prioritárias dos melhores alunos, como se verificou no concurso de 2017", refere João Canavilhas, vice-reitor para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais, que é citado no comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A UBI lembra que esta formação "vai preparar profissionais para os novos desafios da indústria" e que se insere "numa área que tem registado elevada empregabilidade, a nível nacional", estando já a ser preparadas outras respostas formativas.

"A Universidade da Beira Interior mantém uma atenção permanente às necessidades de formação. Este ano, acrescentamos EGI e estamos a preparar mais dois cursos muito inovadores que vão dar resposta a outras necessidades do país", acrescenta o vice-reitor.

Quanto a Engenharia de Gestão Industrial, este curso reabrirá com 22 vagas e os alunos podem concorrer com as provas de ingresso de "Física e Química" e de "Matemática A".

"A estrutura do curso integra conhecimentos multidisciplinares, nomeadamente das ciências exatas, da engenharia e das ciências sociais e humanas (economia e gestão). A interligação de diferentes áreas, com especial enfoque nos conceitos e práticas que induzem o aumento de produtividade das empresas, quer sejam industriais, quer sejam de serviços, coloca à disposição dos futuros diplomados um amplo leque de saídas profissionais, de investigação e para o prosseguimento de estudos de Mestrado ou Doutoramento", é referido na informação.

De acordo com a UBI, o curso, que fica integrado na Faculdade de Engenharia (Departamento de Engenharia e Eletromecânica), foi reformulado e já conta com a acreditação da A3ES, por seis anos.

"A reformulação originou a inclusão de conteúdos centrados nas mais recentes temáticas da área, com o objetivo de contribuir para a eficiência industrial, tornando o curso particularmente vocacionado para os ambientes atuais, onde imperam conceitos como a filosofia Lean e a Indústria 4.0", acrescenta a nota.

A UBI considera ainda que a reabertura deste curso também contribuirá para consolidar a oferta formativa do Departamento de Engenharia Eletromecânica nesta área científica, uma vez que já ministra os 2.º e 3.º Ciclos em Engenharia e Gestão Industrial.

PUB

PUB

PUB

PUB