Proença-a-Nova: Centro de Saúde com “saúde oral para todos”

O Centro de Saúde de Proença-a-Nova vai passar a disponibilizar serviços de saúde oral aos seus utentes na sequência de um protocolo de colaboração entre a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e a Câmara Municipal, assinado em Lisboa no dia 18 de setembro em simultâneo com outros seis concelhos do distrito que passam a dispor do mesmo serviço.

  • Região
  • Publicado: 2018-09-22 16:09
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Centro de Saúde de Proença-a-Nova vai passar a disponibilizar serviços de saúde oral aos seus utentes na sequência de um protocolo de colaboração entre a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e a Câmara Municipal, assinado em Lisboa no dia 18 de setembro em simultâneo com outros seis concelhos do distrito que passam a dispor do mesmo serviço. Com a ampliação da cobertura do Serviço Nacional de Saúde na área de Saúde Oral, é objetivo do Governo expandir e melhorar a capacidade da rede dos cuidados de saúde primários, principalmente junto das populações mais vulneráveis.

Para o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, esta é a principal mais valia do novo serviço: “Desta forma, conseguiremos que as pessoas economicamente mais desprotegidas possam usufruir de um serviço que há muito deveria estar disponível no Serviço Nacional de Saúde pelos impactos que tem não apenas na autoestima das pessoas, mas também no seu bem-estar”, afirma João Lobo. “Há um complemento na oferta à comunidade que já usufruiu de vários consultórios de medicina dentária no concelho”.

No âmbito do protocolo firmado, a Unidade Local de Saúde será responsável pela adaptação das instalações para receber o novo serviço, bem como pela contratação da equipa necessária para garantir o seu funcionamento. A autarquia, por sua vez, irá adquirir os equipamentos necessários para o consultório, nomeadamente cadeira de estomatologia, compressor e RX intraoral e RGV.

PUB

PUB

PUB

PUB