Economia

Proença-a-Nova: Potencialidades do medronho em debate no Centro Ciência Viva da Floresta

Diario Digital Castelo Branco | 2018-10-11 05:33:00

As “Potencialidades do Medronho” será o tema debatido na conferência que irá ter lugar no próximo dia 12 de outubro, a partir das 14h00, no auditório Mariano Gago, no Centro Ciência Viva da Floresta, promovida pelo Município de Proença-a-Nova, com o apoio do CCV da Floresta. 

O medronheiro (Arbutus unedo L.) tem sido nos últimos anos o centro das atenções de vários especialistas, que vão desde investigadores, agricultores, universidades, associações e municípios, entre outras entidades oficiais, que se têm dedicado a conhecer melhor o potencial deste arbusto e do seu fruto.

Atualmente tem despertado o interesse de vários produtores devido às suas utilizações alternativas à aguardente mais rentáveis, como o consumo em fresco, venda para polpas, sumos e compotas, para a cosmética e indústria farmacêutica, como planta ornamental, mas também integrado na estratégia de prevenção de incêndios, pela sua resiliência na propagação e rápida capacidade de regeneração.

O programa desta iniciativa abordará diversas questões relacionadas não só com a cultura, mas com o potencial do fruto: o primeiro painel tem como foco a cultura do medronheiro, a sua rentabilidade económica, social e ambiental, passando pela sua valorização do ponto de vista da investigação académica, as várias utilizações do fruto e os benefícios do seu consumo, no segundo painel, e, finalmente, o terceiro painel focar-se-á na importância deste arbusto na estratégia de defesa da floresta. Na ocasião, o Chef Rui Lopes irá apresentar oficialmente o pão de medronho, produto desenvolvido (sob o ponto de vista de investigação) na sua licenciatura em Dietética e Nutrição.

Esta conferência é aberta ao público em geral, limitada à capacidade do auditório. O programa completo estará brevemente disponível no site e na página oficial do facebook do Município.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt