Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Brincotrocas - Feira de Trocas dia 15 de dezembro

A Brincotrocas - 1.ª edição da Feira de Trocas de Brinquedos, Livros, Cd´s e Videojogos, acontece no dia 15 de dezembro de 2018, entre as 10h00 e as 17h00, nos Serviços de Castelo Branco do Instituto Português do Desporto e Juventude.

  • Região
  • Publicado: 2018-12-07 18:32
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Brincotrocas - 1.ª edição da Feira de Trocas de Brinquedos, Livros, Cd´s e Videojogos, acontece no dia 15 de dezembro de 2018, entre as 10h00 e as 17h00, nos Serviços de Castelo Branco do Instituto Português do Desporto e Juventude.

As crianças e jovens acompanhadas pelas suas famílias, poderão trocar entre si brinquedos, livros, cd´s, jogos e videojogos, num espaço de partilha e diálogo, que visa promover uma alternativa sustentável ao consumo, apelando à troca e partilha.

Estudos recentes apontam, que há um número crescente de crianças que tem preferência por um centro comercial a um parque infantil, e que preferem comprar a brincar. Numa altura de grande apelo e publicidade dirigido às crianças, estas, são dos grupos mais vulneráveis à satisfação por impulso.

A Brincotrocas pretende por outro lado, alertar para o preço oculto dos brinquedos e para os seus impactos ambientais e sociais. Foi com base nestas preocupações, que um grupo de alunos da licenciatura em serviço social da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, enquadrados pela Associação EcoGerminar, se mobilizaram para a organização desta 1.ª edição da feira.

O Pai Natal Verde e os seus duendes irão avaliar o impacto social e ambiental dos brinquedos para que possam ser trocados. Haverá em simultâneo e ao longo do dia atividades de animação e formação, como yoga e meditação a brincar, jogos e conversas para toda a família e, claro, colaborar na grande missão do Pai Natal Verde, que é contribuir para um planeta mais sustentável, trocando, reutilizando e partilhando.

Para esta missão o Pai Natal Verde convida todas as crianças, jovens e familiares a visitarem a feira. Esta iniciativa conta com os apoios das entidades públicas e privadas de Castelo Branco, nomeadamente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco, Serviços de Castelo Branco do Instituto Português do Desporto e Juventude, e com as organizações da sociedade civil e privadas; EcoGerminar, Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, EAPN – Núcleo Distrital de Castelo Branco, ETEPA- Escola Profissional e Tecnológica Albicastrense, Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, CPCJ de Castelo Branco, Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Associação Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota, VALNOR, Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Castelo Branco, Associação Álvares - Associação de Pais de Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Together Guest House, Casa da Infância e Juventude de Castelo Branco e Vanda Carvalho - Mind Global Academy.

PUB

PUB

PUB

PUB