A Deputada Hortense Martins visitou o Agrupamento de Escolas de Idanha Nova, no âmbito da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, dando cumprimento ao seu plano de actividades no que se refere à temática Administração e Gestão local da educação e tendo em vista a realização de um relatório sobre as mesma.
A Deputada Hortense Martins visitou o Agrupamento de Escolas de Idanha Nova, no âmbito da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, dando cumprimento ao seu plano de actividades no que se refere à temática Administração e Gestão local da educação e tendo em vista a realização de um relatório sobre as mesma.
Estas visitas foram realizadas em várias escolas, por todo o país, sendo que no caso da região centro as escolas a visitar situam-se em Idanha a Nova, Estarreja e Coimbra.
A deputada, eleita pelo PS, esteve reunida com a direcção do agrupamento Rijo Salgueiro, com o Conselho Pedagógico e com membros do Conselho Geral, tendo a Câmara Municipal de Idanha estado presente através da vereadora Idalina Costa.
Nessa reunião foram discutidas várias questões no que respeita ao Projecto TEIP- Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, que estas escolas estão a desenvolver. Nesse âmbito inteirou-se das questões relacionadas com os recursos humanos, nomeadamente a questão da contratação e professores para este projecto e a necessidade de dar continuidade ao conhecimento adquirido com o projecto em causa. Ao nível das infra-estruturas e equipamentos, ambiente social na escola, relações interpessoais entre os membros da comunidade educativa, processo de aprendizagem e sucesso na aquisição do conhecimento.
“O balanço que foi feito por todos, foi bastante positivo, apontado alguns aspectos e pequenas arestas que poderão ser limadas”, e esta é uma das conclusões que Hortense Martins retirou da reunião e da troca de impressões com os responsáveis desta comunidade escolar. Para além da “enorme satisfação, por ver uma escola onde os professores estão empenhados no projecto educativo, e em que áreas
difíceis como a Educação Especial, tentam proporcionar aos alunos, o seu próprio livro, construído para o efeito. “
O Director do Agrupamento, Rijo Salgueiro, explicou que esta escola é da década de oitenta e é mais moderna do que a maioria, apenas precisando de alguns ajustamentos que hoje se prendem com o facto dos projectos educativos se terem alterado significativamente, e por isso haver alguns aspectos que são requeridos, e que nas escolas construídas na altura, não foram tomados em consideração.
No seguimento deste trabalho, a Deputada irá elaborar um relatório que será enviado para a Comissão de Educação, Ciência e Cultura, e que irá integrar o relatório final acerca desta temática, que contem sugestões e recomendações, e avaliação deste Projectos TEIP.
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