Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Hernâni e Mailo marcaram hoje os golos da vitória do Leixões na receção ao Atlético, em partida da 23.ª jornada da II Liga de futebol, tendo a equipa lisboeta sofrido assim a sua oitava derrota fora de casa.
Hernâni e Mailo marcaram hoje os golos da vitória do Leixões na receção ao Atlético, em partida da 23.ª jornada da II Liga de futebol, tendo a equipa lisboeta sofrido assim a sua oitava derrota fora de casa.
Foi um regresso feliz de Hernâni à titularidade. O médio lesionou-se a 04 de agosto, frente ao Feirense, para a Taça da Liga, teve de ser operado à coluna cervical, voltou jogar há duas semanas e hoje foi titular e abriu caminho ao triunfo da sua equipa, marcando de penálti (72 minutos).
No primeiro tempo, a nota dominante foram os seis cartões, um vermelho direto e cinco amarelos, mostrados por Carlos Xistra, bem como o nervosismo e a desorientação que o Leixões evidenciou, em especial depois de ter ficado em superioridade numérica, por expulsão direta de Paulo Renato.
O Atlético, que apresentou um futebol apoiado, teve até a melhor ocasião de golo desse período, quando já tinha perdido o central Paulo Renato, por expulsão. Ailton serviu Vasco Varão e este, só com o guarda-redes leixonenses à sua frente, rematou ao lado (28).
O Leixões parece ter ficado afetado com esse lance, pois desorganizou-se e enervou-se, de tal modo que viu quatro amarelos entre os 35 e os 42 minutos.
A segunda parte mostrou um Leixões bem mais determinado, apesar de Kizito ter sido expulso por acumulação de amarelos. Mas foi nessa altura, com as equipas reduzidas a dez unidades cada uma, que os leixonenses conseguiram pressionar mais e criar perigo junto à baliza do Atlético.
O Leixões ameaçou marcar aos 59 minutos, mas Rolão evitou um golo que parecia certo. Aos 71 minutos, porém, Tininho terá derrubado Tiago Borges na grande área e o árbitro marcou penálti, que Hernâni converteu, fazendo 1-0.
O Atlético procurou reagir e empatar, mas foi o Leixões que esteve sempre mais perto de marcar, através de alguns contra-ataques. Foi no último lance do encontro que Mailo fez o resultado final, desviando para baliza um cruzamento largo de Sequeira.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Atlético, 2-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Hernâni, 72 minutos.
2-0, Mailo, 90+4.
Equipas:
- Leixões: Rui Sacramento, Gonçalo Graça (Zé Augusto, 79), Nuno Silva, Zé Pedro, Sequeira, Fábio Santos, Hernâni (Patrão, 79), Luís Silva, Malafaia (Mailo, 35), Tiago Borges e Kizito.
(Suplentes: Chastre, Nelson, Calé, Zé Augusto, Mailo, Patrão Novais).
Treinador: Pedro Correia.
- Atlético: Filipe Leão, Bernardo, Paulo Renato, Hugo Carreira, Tininho, Hugo Pina, Vasco Varão (Gomes, 77), Taira, Lito (Rolão, 26), Luís Dias (Julian, 70) e Ailton.
(Suplentes: Ricardo Janota, Rolão, Ivan, Julian, Gomes e Fernandes).
Treinador: António Pereira.
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Gonçalo Graça (35), Luís Silva (39), Kizito (40), Fábio Santos (42), Hugo Carreira (44), Kizito (50) e Tininho (71). Cartão vermelho para Paulo Renato (18) e, por acumulação de amarelos, para Kizito (50).
Assistência: cerca de 900 espetadores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet