Por: Diario Digital Castelo Branco
25 professores de escolas e agrupamentos de escolas da região de Castelo Branco vão participar na primeira edição do Mestrado em Supervisão e Avaliação Escolar, que terá início a 26 de fevereiro na Escola Superior de Educação.
25 professores de escolas e agrupamentos de escolas da região de Castelo Branco vão participar na primeira edição do Mestrado em Supervisão e Avaliação Escolar, que terá início a 26 de fevereiro na Escola Superior de Educação.
O curso foi aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, desenvolve-se em três semestres letivos e pretende colmatar uma ausência de oferta de formação para a progressão e atualização de profissionais ligados à educação e ao ensino de todos os níveis e áreas de formação.
Os objetivos do Mestrado são direcionados para a obtenção de competências associadas ao desempenho de funções supervisoras e avaliativas que se coadunam com as novas exigências plasmadas na legislação que suporta o sistema educativo português. Destina-se, por isso, a licenciados profissionalizados em ensino e, particularmente, a profissionais já inseridos no Sistema
Educativo para darem resposta ao preconizado na legislação, que institui, nomeadamente, "modalidades de supervisão da prática docente, como forma de garantir a qualidade do serviço educativo prestado e a progressão na carreira", e que valoriza "a dedicação a diversas funções especializadas”.
É nessas funções que se enquadra a supervisão na organização escolar, uma área que o Instituto Politécnico de Castelo Branco sempre privilegiou, quer na formação avançada de alguns dos seus docentes quer na formação oferecida. Neste Mestrado, junta-se a componente da avaliação, aspeto com o qual com se confrontam, necessariamente e a diversos níveis, os professores e as organizações educativas.
A coordenação do curso está a cargo de Fátima Paixão e de Manuela Abrantes, docentes doutoradas e investigadoras nas áreas da Didática e Supervisão, e com experiência em atividades de supervisão e avaliação pedagógica e institucional.
O Mestrado em Supervisão e Avaliação Escolar que agora se inicia é herdeiro do Curso de Estudos Superiores Especializados em Orientação Pedagógica do final dos anos 90 e, posteriormente, do Mestrado de Formação em Supervisão (Master of Education in Supervision), da Universidade de Nottingham do Reino Unido, que teve duas edições sucessivas e contribuiu para a formação em Supervisão de vários professores, com uma abrangência transregional.
A formação foi desenhada para dar resposta aos novos desafios da Escola, que vão para além da supervisão pedagógica, associada à formação inicial de professores, integrando, igualmente, as dimensões da supervisão e avaliação escolar, no sentido de preparar os formandos para o desempenho fundamentado e crítico de funções de coordenação e gestão de projetos, de área disciplinar, de departamento e da organização escolar.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet