Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, apelou hoje a um comportamento mais cuidadoso de todos, sublinhando que há fogos a deflagrar “mesmo à noite”.
“O nosso lema é ‘Portugal sem fogos depende de todos’ e portanto apelo aqui também ao procedimento cuidadoso de todos os portugueses”, afirmou o ministro, que se deslocou ao local do incêndio que lavra na serra da Gralheira, em S. Pedro do Sul (Viseu).
Rui Pereira realçou a “situação muito desfavorável” que os bombeiros enfrentam na última semana, com “mais de 400 fogos por dia”.
“Temos tido mais de 400 fogos por dia, devido às condições climatéricas mas também devido a atos ou negligentes ou dolosos têm desencadeado esses incêndios. Toda a gente sabe que a maioria dos incêndios tem origem humana”, acrescentou.
“Mesmo à noite há vários fogos que começam a deflagrar, o que prova que não existe comportamento cuidadoso por parte de todos”, frisou o ministro.
Segundo a Protecção Civil, a combater as quatro frentes do incêndio que desde sexta feira lavra em São Pedro do Sul (Serra da Gralheira) estavam às 13:30 mais de 240 homens, apoiados por mais cerca de 60 veículos e cinco meios aéreos (três helicópteros pesados e dois aviões Canadair).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet