Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 23 de março de 2013

Já são mais de 116 mil os que se opõe a Sócrates na RTP

Por: Diario Digital Castelo Branco

A petição online contra a presença de José Sócrates como comentador político na RTP continua a somar adeptos a um ritmo elevado. Ao final da manhã deste sábado eram já mais de 116 mil os que tinham assinado a petição. Já a petição apoiando o ex-primeiro-ministro na estação pública somava cerca de 6.500 signatários.

 

A petição online contra a presença de José Sócrates como comentador político na RTP continua a somar adeptos a um ritmo elevado. Ao final da manhã deste sábado eram já mais de 116 mil os que tinham assinado a petição. Já a petição apoiando o ex-primeiro-ministro na estação pública somava cerca de 6.500 signatários.

Paulo Lála de Freitas, presidente da concelhia de Sines do CDS, criou a petição «Recusamos a presença de José Sócrates como comentador da RTP» na manhã de quinta-feira, logo após o Diário de Notícias (DN) ter avançado a informação.

Horas mais tarde, surgiu uma petição apoiando o ex-líder socialista na estação pública.

A adesão às petições, contudo, é bem distinta. Enquanto a petição contra Sócrates na RTP somava 116.772 subscritores às 12:24 deste sábado, a petição a apoiar o ex-primeiro-ministro contava apenas 6.572 assinaturas à mesma hora.

A petição de apoio a Sócrates intitula-se «A FAVOR da presença de Sócrates na RTP».

O texto desta petição é o seguinte:

«Somos um grupo de cidadãos que constatam que a quantidade de reacções que têm havido em relação á presença do Engº José Sócrates como comentador da RTP demonstram que ele marcou a vida política portuguesa dos últimos anos .

O balanço da sua governação, positivo ou negativo, depende da avaliação de cada um e do que valoriza em cada prato da balança , houve atitude , obra feita , houve erros mas também muitos benefícios.
Mas acima de tudo vivendo nós num estado democrático e de direito há um principio fundamental basilar desse mesmo Estado:

O Principio do contraditório , o princípio da defesa quer do bom nome quer das opções tomadas.

E face aos ataques que têm sido feitos, nomeadamente por este Governo encontrando um " bode expiatório " para encobrir todo o seu falhanço, e a ausência atroz de contraditório que reponha a verdade dos factos ( o que significa reconhecer os erros que foram feitos mas também os benefícios nos vários domínios que foram alcançados ) defendemos que é de todo o direito e interesse que o principal visado tenha a oportunidade de se defender.

Acreditamos que vivemos num Estado Democrático, cujos valores devem ser defendidos e praticados, e em verdadeira Democracia e Liberdade a afirmação de Voltaire é mais actual que nunca "Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la." Por tudo isto nós somos A FAVOR da presença de Sócrates na RTP».

Já a petição contra a presença de Sócrates na RTP contém o seguinte texto:

«Nós, cidadãos e contribuintes portugueses, declaramos por este meio, que recusamos a presença do Ex-Primeiro Ministro José Sócrates em qualquer programa da RTP, televisão essa que é paga com dinheiros públicos dos contribuintes que sofrem do resultado da má gestão deste senhor. Recusamos liminarmente o branqueamento das acções deste senhor através da TV dos actos de despesismo e gestão danosa, que fez com este país andasse para trás, e não para a frente».

De acordo com a lei, qualquer petição online com pelo menos 4.000 assinaturas tem de ser apreciada em plenário da Assembleia da República.

A petição contra Sócrates pode ser consultada e assinada aqui, enquanto a petição a favor de Sócrates pode ser consultada e assinada aqui.

A petição contra Sócrates pode ser consultada e assinada aqui, enquanto a petição a favor de Sócrates pode ser consultada e assinada aqui.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!