Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 15 de agosto de 2010

Passos Coelho desafia Cavaco a "devolver palavra aos portugueses" até 09 de setembro

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, desafiou no Algarve o Presidente da República a “devolver a palavra aos portugueses” até ao dia 09 de setembro no que diz respeito ao desempenho do Governo.

 

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, desafiou  no Algarve o Presidente da República a “devolver a palavra aos portugueses” até ao dia 09 de setembro no que diz respeito ao desempenho do Governo.

“Se o PS quer continuar a fazer de conta que não é Governo ou que é um Governo de gestão (…) então é melhor que enquanto o Presidente da República tem os seus poderes intactos que devolva a palavra aos portugueses”, afirmou o líder social democrata.

O presidente do PSD falava no sábado à noite aos jornalistas à margem da Festa do Pontal, que desde 2006 se realiza no Calçadão de Quarteira, onde estiveram presentes várias personalidades do partido, num jantar que reuniu cerca de quatro mil pessoas.

“Tem até ao dia 09 de setembro para o poder fazer, se o não fizer que se comporte à altura daquilo que são as suas responsabilidades de Governo e que não ande à procura de desculpas”, acrescentou Passos Coelho.

O prazo para que o Presidente da República possa dissolver a Assembleia da República e convocar eleições antecipadas termina a 09 de setembro, seguindo os prazos de imunidade do parlamento, já que o seu mandato se esgota a 09 de março de 2011.

Segundo o líder do PSD, as “desculpas” nas quais o Governo se escuda são, nomeadamente, o facto de não ter a maioria absoluta, que “perdeu com mérito próprio”, culpando a oposição pela sua própria “falta de ambição e de audácia”.

“Ou o PS começa a governar ou então deixe outros governar”, desafiou Passos Coelho, à margem da sua estreia na Festa do Pontal, sublinhando que o País não pode ter “mais um ou dois anos de inação”.

Depois de nas duas últimas edições a então presidente do partido, Manuela Ferreira Leite, não ter comparecido na Festa do Pontal, o atual presidente participou no sábado à noite na iniciativa, que, para a organização, representa “a festa da unidade do partido”.

Além dos líderes do partido e da distrital, o Pontal contou ainda com as presenças do secretário geral, Miguel Relvas, de antigos presidentes do PSD como Luís Filipe Menezes e de vários presidentes de câmaras do Algarve, entre outras personalidades.

A primeira edição da Festa do Pontal foi em 1976, mas acabaria por ser interrompida durante sete anos, sendo retomada em 2005, na baixa de Faro, com a presença do então líder do PSD, Marques Mendes.

No ano seguinte, o convívio social democrata passou para a marginal de Quarteira e Marques Mendes não compareceu, tendo regressado à festa em 2007, altura em que se encontrou com o candidato à presidência do partido Luís Filipe Menezes.

A ex líder social democrata Manuela Ferreira Leite não participou na festa em 2008 e, no ano passado, não foi convidada pela distrital algarvia, para evitar alegados “equívocos e contradições”.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!