Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 11 de abril de 2013

Festa em Reguengos de Monsaraz junta dois maiores centros oleiros da Península Ibérica

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Cerca de 60 olarias de Portugal e Espanha já estão confirmadas na 19.ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro, que vai decorrer em S. Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz), de 16 a 19 de maio.

 

Cerca de 60 olarias de Portugal e Espanha já estão confirmadas na 19.ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro, que vai decorrer em S. Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz), de 16 a 19 de maio.

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz revelou à agência Lusa que, até hoje, “já estão confirmadas cerca de 60 olarias” dos dois países, mas o período de inscrição ainda está em curso.

A 19.ª edição da FIOBAR – Festa Ibérica da Olaria e do Barro é organizada pelo município alentejano, Junta de Freguesia de Corval e pela autarquia espanhola de Salvatierra de los Barros, com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A promoção, em termos culturais e turísticos, da olaria enquanto “importante manifestação artística e artesanal” é o objetivo do certame transfronteiriço, que é organizado, em anos alternados, em Portugal e Espanha.

“Com esta iniciativa pretende-se valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional”, explicou a câmara alentejana.

O evento reúne os maiores centros oleiros de Portugal, S. Pedro do Corval, e de Espanha, Salvatierra de los Barros.

O programa inclui exposições, demonstrações, jornadas ibéricas e música tradicional, podendo também os visitantes ficar a conhecer as olarias e experimentar a arte de moldar e pintar o barro.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro “nasceu” em 1995, na sequência de um protocolo estabelecido entre o município de Reguengos de Monsaraz e o Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros.

Em S. Pedro do Corval, a olaria remonta, pelo menos, ao período árabe, “conforme o atesta o teor do Foral Afonsino outorgado a Monsaraz, em 1276, mas também a linguagem e a terminologia muito próprias ainda em uso”.

O município registou, em 2008, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, as marcas nacionais “Olaria de São Pedro do Corval”, “Rota da Olaria”, “Rota dos Oleiros” e “Olaria”.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!