Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 20 de maio de 2013

Conselho de Estado reúne-se para discutir o «pós-troika» às 17h00

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Os conselheiros de Estado reúnem-se esta segunda-feira com o presidente da República para falar sobre o «pós-troika» e o Conselho Europeu de Junho, temas escolhidos por Cavaco Silva para o encontro com o seu órgão político de consulta.

 

 Os conselheiros de Estado reúnem-se esta segunda-feira com o presidente da República para falar sobre o «pós-troika» e o Conselho Europeu de Junho, temas escolhidos por Cavaco Silva para o encontro com o seu órgão político de consulta.

A reunião, que está marcada para as 17:00 horas, no Palácio de Belém, foi convocada há uma semana pelo chefe de Estado, que já explicou que considera «importante ouvir a reflexão dos conselheiros de Estado sobre matérias de relevância clara em Portugal, à medida que se aproxima o fim do programa de assistência financeira, mas também para obter indicações para a posição portuguesa a ser defendida, pelo Governo português, no Conselho Europeu do mês de Junho».

Contudo, e apesar de competir ao presidente da República escolher o tema em relação ao qual quer escutar a opinião dos seus conselheiros, outros assuntos poderão também vir a ser abordados, nomeadamente a situação política ou mais recentes medidas de austeridade anunciada pelo Governo, nomeadamente a chamada «TSU dos pensionistas», aprovada no dia anterior à convocação do Conselho de Estado.

Esta será a décima reunião do Conselho de Estado, o órgão político de consulta do presidente da República, desde que Cavaco Silva é chefe de Estado.

A última reunião do Conselho de Estado aconteceu a 21 de Setembro para analisar a crise da Zona Euro e a situação nacional, uma semana depois de o primeiro-ministro ter anunciado alterações Taxa Social Única - que criaram polémica em diferentes sectores e um clima de instabilidade na coligação governativa.

No final da reunião, que demorou oito horas, surgiu a disponibilidade do executivo para «estudar alternativas» à alteração da Taxa Social Única (TSU), medida que acabou por não avançar.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!