Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Governo pretende obter maior flexibilidade, junto da troika nos objectivos da consolidação orçamental, para subir em meio ponto percentual a meta do défice para o próximo ano, de 4% para os 4,5% do PIB.
O Governo pretende obter maior flexibilidade, junto da troika nos objectivos da consolidação orçamental, para subir em meio ponto percentual a meta do défice para o próximo ano, de 4% para os 4,5% do PIB.
Segundo avançado pela rádio TSF, essa folga orçamental (estimada em 800 milhões de euros) - que o Governo ainda vai começar a negociar junto das instituições internacionais (Comissão Europeia; FMI e BCE) - é o caminho escolhido para evitar uma crise no seio da coligação por causa da designada TSU dos pensionistas, relativamente à qual Paulo Portas (líder do CDS-PP) se declarou «politicamente incompatível».
De acordo com a mesma fonte, Berlim tem plena consciência do cenário de crise política em Portugal e, por isso, estará aberta a negociar o novo objectivo para que Portugal cumpra o resto do pacote acordado na sétima avaliação da troika.
A suavização das metas do défice terá sido já abordada nas conversas entre o ministro das Finanças Vítor Gaspar e o seu homólogo alemão Wolfgang Schaeuble, na passada quarta-feira.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet