Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Junta de Freguesia de Videmonte, no concelho da Guarda, está a recuperar uma casa típica para transformar em museu, com o objetivo de atrair visitantes ao longo do ano e para dinamizar a economia local.
A Junta de Freguesia de Videmonte, no concelho da Guarda, está a recuperar uma casa típica para transformar em museu, com o objetivo de atrair visitantes ao longo do ano e para dinamizar a economia local.
"O Museu das Atividades da Freguesia de Videmonte vai ser para as pessoas [residentes] mostrarem aquilo que faziam na terra há 50, 70 ou 80 anos, ou até mais", disse hoje à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Videmonte, Afonso Proença.
Segundo o autarca, no futuro espaço museológico serão exibidas, entre outras, atividades relacionadas com a tecelagem, a pastorícia, a exploração de minério, a matança do porco e os ofícios de sapateiro, ferreiro e barbeiro.
"Queremos chamar os turistas e os visitantes à nossa freguesia para desenvolver a economia local", referiu o responsável, indicando que o museu ficará equipado com uma sala para venda de produtos confecionados pelos próprios habitantes.
O autarca referiu que o futuro equipamento cultural, que custará cerca de 90 mil euros, "é muito importante" para Videmonte por se tratar de "uma aldeia de montanha e de passagem para a Serra da Estrela", pois criará um novo atrativo para os turistas.
"O nosso lema é chamar as pessoas a Videmonte, para podermos desenvolver a economia local, divulgando o que ainda produzimos", disse o autarca, admitindo que as obras de adaptação do edifício às novas funções possam ficar concluídas em setembro.
Afonso Proença adianta que a autarquia de Videmonte tenciona criar "um museu ativo", que mostre aos visitantes e aos alunos das escolas o método de fabrico de alguns produtos locais como o queijo de ovelha e o pão de centeio, entre outros aspetos ligados à agricultura e à pastorícia.
O espaço museológico vai ocupar uma casa típica de dois pisos, um pátio e um anexo, adquiridos propositadamente pela Junta de Freguesia para esse efeito.
Segundo Afonso Proença, o piso superior terá uma cozinha tradicional, uma sala dedicada ao pastor, outra para divulgação e venda de produtos locais, um quarto típico e uma sala para acolhimento dos visitantes.
No rés-do-chão do edifício ficarão um tear, materiais relacionados com a exploração de minério, um celeiro, objetos ligados à matança do porco e ao ofício de pedreiro, sapateiro e barbeiro, entre outros.
O pátio da casa vai ser adaptado a sala de exposições e o anexo acolherá uma forja.
Neste momento estão a decorrer as obras da primeira fase, relacionadas com a recuperação do rés-do-chão e do telhado do edifício.
A segunda fase da intervenção prevê a cobertura do pátio e a recuperação do anexo para funcionar como forja, indicou.
A aldeia de Videmonte tem cerca de 500 habitantes e localiza-se na área do Parque Natural da Serra da Estrela.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet