Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 8 de junho de 2013

10 de Junho: Elvas prepara festa e mostra "orgulho" por receber celebrações

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Elvas mostra-se orgulhosa por receber as comemorações oficiais do Dia de Portugal e nem a crise parece demover a população, que está a “rejuvenescer” as casas no centro histórico para assinalar a efeméride.

 

Elvas mostra-se orgulhosa por receber as comemorações oficiais do Dia de Portugal e nem a crise parece demover a população, que está a “rejuvenescer” as casas no centro histórico para assinalar a efeméride.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão de Almeida, confessou-se “orgulhoso” por receber as cerimónias, salientando tratar-se de um “reconhecimento” histórico do país àquela cidade alentejana.

“Quando se está a comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas nesta cidade, está-se a comemorar o Dia de Portugal na cidade mais militar de Portugal”, sublinhou.

Como anfitrião, este ano, das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses, Rondão de Almeida acrescentou: “Sempre havia de chegar alguém” para recordar o “sacrifício” que Elvas fez no passado, em prol do país.

“Em boa hora o Presidente da República aceitou o desafio que a Câmara de Elvas lhe fez e colocou o Dia de Portugal em Elvas”, enalteceu.

A população de Elvas, cidade raiana que foi distinguida a 30 de junho do ano passado como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), também está a viver com intensidade esta efeméride, que se assinala oficialmente na segunda-feira.

Uma das habitantes da cidade, Cláudia Guerra, disse à Lusa que é um “orgulho” para Elvas receber estas comemorações, sublinhando que a iniciativa é mais uma forma de atrair turistas.

E nem a crise financeira inibe os moradores e comerciantes da zona histórica de pintar as fachadas das casas, a maioria de amarelo e branco, para receberem as comemorações.

O regulamento camarário de edificações urbanas “obriga” os proprietários a pintar as casas de “oito em oito anos”, mas a maioria dos moradores executa esta tarefa de forma voluntária.

“Felizmente, conto com uma população extraordinária que compreende aquilo que são os regulamentos e a grande maioria fá-lo de uma forma voluntária, sem ser necessário notificar”, disse o autarca alentejano.

A Câmara de Elvas, frisou, “em 20 anos, ainda nunca multou ninguém por não cumprir essa notificação. Pelo contrário, damos mais tempo quando nos é solicitada a prorrogação para procederem aquilo que são as suas obrigações”.

A Lusa constatou no local que a maioria das casas do centro histórico de Elvas já está pintada, mas ainda há artérias onde os andaimes estão montados.

Na rua das Beatas, João Paulo Dia, proprietário de uma loja, ainda está a executar a pintura do prédio, considerando a iniciativa “positiva”, uma vez que Elvas é uma cidade Património da Humanidade.

“Isto é bom. Obriga as pessoas a ter o centro histórico sempre pintado, para receber os turistas”, considerou.

O que não o impede de reconhecer que, em tempos de crise, é “bastante o esforço financeiro” que está a fazer para “manter o prédio em condições” naquela zona da cidade raiana.

O Presidente da República, Cavaco Silva, designou este ano a cidade de Elvas para sede das comemorações oficiais do 10 de Junho.

Esta é a segunda vez que, durante a presidência de Cavaco Silva, o “palco” da efeméride é uma cidade do interior do país, depois de, em 2011, o chefe de Estado ter designado Castelo Branco como sede das comemorações oficiais.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!