Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Sporting conquista o troféu "Cinco Violinos", ao vencer a Fiorentina (3-0), com golos de Montero, Carrilho e Rúben Semedo, num jogo de futebol marcado pela expulsão de Rui Patrício, que falhará a receção ao Arouca.
O Sporting conquista o troféu "Cinco Violinos", ao vencer a Fiorentina (3-0), com golos de Montero, Carrilho e Rúben Semedo, num jogo de futebol marcado pela expulsão de Rui Patrício, que falhará a receção ao Arouca.
No último teste do "leão" antes do fecho da pré-época e antes de defrontar os pupilos de Pedro Emanuel, domingo às 15:45, em jogo da primeira jornada da I Liga, o treinador Leonardo Jardim colocou em campo quatro reforços (Maurício, Jefferson, Gerson Magrão e Montero), além dos jovens Ruben Semedo e William Carvalho, que vieram da equipa B.
Num futebol sem deslumbrar, mais muito organizado, o Sporting foi claramente superior à Fiorentina e mostrou aquilo que há algum tempo não tinha: fio de jogo.
Com as ideias estruturadas, os comandados de Leonardo Jardim entraram muito bem no encontro, mas foi na ponta final do segundo tempo que conseguiram "partir" a defesa italiana, momentos antes de Rui Patrício ver o cartão vermelho por puxar a camisola a Iakovenko, quando este seguia isolado para a baliza. O cartão impede-o, para já, de jogar frente ao Arouca.
Ainda mal o jogo tinha começado já o Sporting, escalonado em 4x3x3, ameaçava o setor defensivo italiano, com uma jogada de contra-ataque, pela esquerda, em que Montero chegou ligeiramente atrasado a um centro de Jefferson.
Se à "boca da baliza" o avançado colombiano não foi capaz de levar a melhor sobre o guarda-redes Múnua, aos seis minutos, com um pontapé "mortífero", a sensivelmente 30 metros da baliza, não se fez rogado e inaugurou o marcador.
Foram 15 minutos iniciais de bom futebol e onde Maurício e Gerson Magrão poderiam ter dilatado o marcador. À passagem da meia hora, foi a vez de Ambrosini fugir pela esquerda e cruzor atrasado para um remate forte de Rossi que obrigou Patrício a uma excelente defesa, mas o marcador não sofreu mais alterações até ao intervalo.
Com o lado esquerdo bem mais dinâmico que o direito, graças a Jefferson e Rinaudo, o Sporting manteve no início do segundo tempo a supremacia sobre a Fiorentina, mas aos poucos foi perdendo fulgor permitindo aos italianos crescer no terreno chegando mais vezes à baliza defendida por Rui Patrício.
Aos 65 minutos, Gomez, em cima da linha de golo, fez o mais difícil. A um metro desta recebeu a bola, na sequência de um pontapé de canto, e atirou por cima da baliza de Rui Patrício. Na resposta Carrilho, que surgiu isolado na zona de grande penalidade após assistência de Magrão, "perguntou" a Múnua por onde queria que a bola passasse para fazer o 2-0 e atirou para a esquerda do guardião deixando os cerca de 20 mil sportinguistas em delírio.
Pouco depois foi a vez dos "miúdos" brilharem. Rúben Semedo recebeu a bola de William Carvalho e perante a passividade da defesa viola selou a contagem.
Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Sporting - Fiorentina, 3-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Montero, 06 minutos.
2-0, Carrillo, 73.
3-0, Rúben Semedo, 78.
Equipas:
- Sporting: Rui Patrício, Cedric, Rúben Semedo, Maurício, Jefferson, Rinaudo, William Carvalho, André Martin, Gerson Magrão, Montero e Wilson Eduardo.
Jogaram ainda: Marcelo Boeck, Welder, Carrillo, Capel, André Santos e Slimani.
Treinador: Leonardo Jardim.
- Fiorentina: Múnua, Gonzalo Rodríguez, Hegazy, Tomovic, Pasqual, Ambrosini, Cuadrado, Aquilani, Joaquín, Pizarro e Giuseppe Rossi.
Jogaram ainda: Savic, Compper, Iakovenko, Borja Valero, Mario Gomez, Vecino, Ljajic e Vargas.
Treinador: Vincenzo Montella.
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão vermelho direto a Rui Patrício (79).
Assistência: 19.385 espetadores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet