Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 15 de agosto de 2013

O regresso do PSD ao calçadão de Quarteira na Festa do Pontal

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Festa do Pontal, a primeira iniciativa da "rentrée" do PSD, regressa este ano à rua e ao calçadão de Quarteira, no Algarve, e conta com a primeira intervenção do primeiro-ministro e líder social-democrata depois das férias.

A Festa do Pontal, a primeira iniciativa da "rentrée" do PSD, regressa este ano à rua e ao calçadão de Quarteira, no Algarve, e conta com a primeira intervenção do primeiro-ministro e líder social-democrata depois das férias.

Há um ano, Pedro Passos Coelho virou o discurso para o futuro apontando 2013 como o ano de "inversão" e de "preparação da recuperação económica".

"Queremos construir uma sociedade mais próspera, mais desenvolvida. Nós queremos que o Produto Interno Português cresça e não que encolha como tem acontecido, no ano passado e este ano. E por isso quero reafirmar aos portugueses, se o ano que estamos a viver ainda é um ano de contracção da actividade, em que empresas estão a fechar portas e em que o desemprego não conseguiu ser contido, o ano de 2013 (...) será um ano de inversão na situação da actividade económica em Portugal", disse então Passos Coelho.

Este ano, o discurso do presidente do PSD também não deverá passar ao lado da situação económica, depois do INE ter divulgado na quarta-feira que o Produto Interno Bruto português cresceu 1,1% no segundo trimestre, face ao trimestre anterior, interrompendo um movimento de queda que dura desde os últimos três meses de 2010, embora continue a cair em termos homólogos (registou uma quebra de 2% face ao segundo trimestre do ano passado).

A Festa do Pontal de 2013 marca também o regresso da iniciativa ao calçadão de Quarteira, em Loulé, junto à praia, depois de no ano passado o PSD ter optado por ir para um salão de um parque aquático, a poucos quilómetros de distância.

Na altura, os sociais-democratas justificaram a mudança com "motivos de ordem financeira e logística" e também porque não queriam os residentes e turistas de uma das zonas mais movimentadas de Quarteira.

A estreia de Pedro Passos Coelho enquanto líder do PSD aconteceu em 2010, depois de nas duas edições anteriores a então presidente do partido, Manuela Ferreira Leite, não ter comparecido.

Em 2011, foi também já como primeiro-ministro que o líder social-democrata discursou no Pontal, algo que não acontecia desde a década de 1990, com Cavaco Silva.

A primeira edição da festa foi em 1976, na zona verde do Pontal, junto à Ria Formosa, e chegou a contar por duas vezes com a presença de Sá Carneiro, relembrou à Lusa o deputado algarvio do PSD Mendes Bota.

Após um interregno de sete anos, a festa foi retomada em 2005 por Mendes Bota, na baixa de Faro.

No ano seguinte, o convívio social-democrata passou para a marginal de Quarteira, onde se realizará agora pelo sétimo ano, depois do interregno de 2012, quando aconteceu no recinto fechado.

Além de Passos Coelho, estarão também presentes os vice-presidentes do PSD Marco António Costa (ex-secretário de Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, agora coordenador permanente da comissão política nacional e porta-voz do partido) e Jorge Moreira da Silva (ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!