Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 16 de agosto de 2013

Bombeiros profissionais insistem no reforço da prevenção de fogos florestais

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Os bombeiros profissionais insistiram hoje no reforço das medidas de prevenção de fogos florestais, como aceiros e postos de vigia, um dia depois da morte do bombeiro voluntário, Pedro Rodrigues, num incêndio na Covilhã.

Os bombeiros profissionais insistiram hoje no reforço das medidas de prevenção de fogos florestais, como aceiros e postos de vigia, um dia depois da morte do bombeiro voluntário, Pedro Rodrigues, num incêndio na Covilhã.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, sustentou que as medidas de prevenção de incêndios florestais "são avulsas" e "não são suficientes".

A ANBP defende a colocação de bombeiros em "locais específicos e estratégicos" da floresta, durante todo o ano, assim como mais aceiros, faixas de contenção das chamas, postos de vigia e limpeza da vegetação.

São medidas que a ANBP relembra todos os anos, mas o apelo, segundo Fernando Curto, não tem sido ouvido, por sucessivos governos.

A Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais considera ainda, num comunicado conjunto com o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais, hoje divulgado, que o investimento na prevenção de fogos florestais "é desproporcionado", menor, face ao do combate.

Apesar de destacar o "enorme investimento" que o Ministério da Administração Interna "faz anualmente" no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais, a ANBP entende que a "estratégia de mobilização" de meios tem de ser revista, advogando um "combate mais defensivo".

"Não posso arriscar uma equipa de bombeiros por um hectare de pinheiros", frisou, lembrando a necessidade de "limitar a progressão do incêndio com máquinas de rasto".

A ANBP pediu hoje uma reunião conjunta à Associação Nacional de Municípios Portugueses, à Liga dos Bombeiros Portugueses e à Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários, visando a discussão e a apresentação de uma proposta de projeto legislativo único para o setor.

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!