Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 9 de setembro de 2013

Serviço público de emprego quase só oferece salário mínimo

Por: Diario Digital Castelo Branco

As ofertas no portal NETemprego oferecem salários muito baixos e pedem poucos licenciados. A percentagem de remunerações abaixo ou a rondar os 500 euros impera, além de haver profissões sem qualquer registo de procura anuncia o Expresso Online.

 

As ofertas no portal NETemprego oferecem salários muito baixos e pedem poucos licenciados. A percentagem de remunerações abaixo ou a rondar os 500 euros impera, além de haver profissões sem qualquer registo de procura anuncia o Expresso Online.

Padeiro, costureira, canalizador, técnico de vendas, motorista de pesados ou nadador salvador, dos empregos disponíveis no site do Governo NETemprego, um salário predomina, independentemente da área de trabalho: 485 euros.

O salário mínimo é a bitola, num universo em que raramente a oferta dos empregadores chega aos quatro dígitos, mesmo que em causa estejam vagas abertas para licenciados. Abrir as cerca de 1700 ofertas de emprego hoje online para o território nacional permite, clique a clique, constatar as dificuldades de quem tenta um lugar no mercado de trabalho.

Por um lado, faltam ofertas para muitas profissões, como assistentes sociais, jornalistas e operadores de som, para citar alguns exemplos; por outro, para as que existem são chamadas pessoas com baixa formação. Ofertas para licenciados são uma raridade.

Perfeito "achado" do dia, o anúncio para "analista de sistemas", no Entroncamento, com um salário base de 2500 euros, para um contrato "a termo incerto", é uma perfeita exceção. Muito distante dos 1500 euros oferecidos para um "director de investigação e desenvolvimento", em Almancil, ainda assim uma oferta bem acima dos 700 euros que dois outros anúncios referem para um lugar de farmacêutico, em Sintra e em Lisboa.

As licenciaturas não se revelam, de facto, uma mais valia para quem procura emprego. Há uma oferta para um arquiteto, em Gondomar, cujo salário se fica pelos 790 euros, outro para um engenheiro técnico agrário por 545 euros, mais outro para um fisioterapeuta, na Covilhã, pelo salário base de 691 euros e ainda uma oferta para um arqueólogo com um salário de 500 euros mensais para seis horas diárias de trabalho.

No NETemprego, a área informática aparece ainda assim como uma das que reúne mais ofertas com salários acima da média. Pede-se um técnico de manutenção informática, com um salário de 1355 euros e outro por 900, mais uma vaga para um programador com um a remuneração de 1100 euros, por exemplo.

Lançado em junho de 2006 pelo Governo, o portal foi apresentado por José Sócrates, então primeiro-ministro, como "um dos projectos mais emblemáticos do Plano Tecnológico" e um "instrumento poderoso ao serviço da economia portuguesa". É tutelado pelo Ministério do Emprego e da Segurança Social.

O NETemprego destina-se a quem procura trabalho, permite o registo de curriculos e candidaturas online, podendo as entidades empregadoras usá-lo também para gerir as suas ofertas. Da sua base de dados, constam as ofertas de emprego existentes no Instituto do Emprego e Formação Profissional, cuja divisa é "investir nos jovens, formar activos, qualificar desempregados".

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!