Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 13 de setembro de 2013

Pêra Rocha conquista o mercado brasileiro

Por: Diario Digital Castelo Branco

 A LusoPêra produz por ano dez mil toneladas de pêra rocha, 90% das quais colocadas em mercados externos como a Rússia, França, Marrocos e Brasil, que é o principal destino da conhecida fruta da região Oeste portuguesa.

  A LusoPêra produz por ano dez mil toneladas de pêra rocha, 90% das quais colocadas em mercados externos como a Rússia, França, Marrocos e Brasil, que é o principal destino da conhecida fruta da região Oeste portuguesa.

A empresa “está clara e objectivamente vocacionada para o mercado internacional”. “O nosso mercado prioritário continua a ser o Brasil, mas estamos a encetar parcerias para apostar nos mercados do Norte da Europa e da Ásia”, revelou ao site Saldo Positivo João Alves, director e um dos produtores de pêra rocha do Oeste do Centro de Produção e Comercialização de Produtos Hortofrutícolas/LusoPêra.

A conquista do mercado brasileiro começou em 1991, com o envio de 50 toneladas de pêra rocha. O sucesso foi de tal ordem que no ano seguinte foram exportadas 160 toneladas.

Para dar resposta à crescente procura os produtores criaram, em 1997 e 2001, as empresas Centro de Produção e Comercialização de Produtos Hortofrutícolas e LusoPêra.

A pêra rocha é comercializada no Brasil com as marcas Aurora, Sabor, Carmen e Pyrus, por forma a dar resposta aos diferentes nichos de mercado, sobretudo da classe média-alta e é vendida acima do preço médio do mercado da fruta.

O Centro de Produção e Comercialização de Produtos Hortofrutícolas é responsável pela produção da fruta, enquanto a LusoPêra é a face visível da pêra rocha do Oeste.

Os 10 produtores envolvidos no projecto são responsáveis por uma área de 250 hectares de pomares no concelho do Bombarral e outros municípios da região.

O objectivo principal dos produtores é “tentar entrar em mercados onde a pêra rocha ainda não é muito conhecida”, como revelou João Alves, director do CPF/LusoPêra, ao site Saldo Positivo.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!