Idanha-a-Nova: ACD do Ladoeiro tem nova sede apoiada pela Câmara

A construção da nova sede da Associação Cultural e Desportiva do Ladoeiro (ACDL), uma aspiração antiga desta coletividade, arranca este mês, apoiada financeiramente pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

 

  • Desporto
  • Publicado: 2013-09-17 11:36
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

A construção da nova sede da Associação Cultural e Desportiva do Ladoeiro (ACDL), uma aspiração antiga desta coletividade, arranca este mês, apoiada financeiramente pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

O protocolo entre as duas entidades foi assinado na quarta-feira, dia 11 de setembro, e prevê um investimento de 150 mil euros, suportado pela autarquia, para construção do edifício e aquisição de equipamentos para mobilar o espaço.

Esta iniciativa do Município de Idanha-a-Nova insere-se numa política de apoio às associações do concelho, consideradas pelo atual executivo autárquico como fundamentais para o reforço da coesão económica e social do território.

Para o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, “as associações desempenham um papel essencial na promoção da qualidade de vida das populações, na dinamização de atividades desportivas, culturais e outras, e na preservação das tradições de cada freguesia”.

A nova sede da ACDL, que tem recorrido a instalações provisórias no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Ladoeiro, vai ser edificada em terrenos pertencentes à coletividade, situados naquela freguesia.

A infraestrutura vai ser composta por um espaço no rés-do-chão, onde haverá uma pequena cozinha com bar e um salão para eventos, e um primeiro andar com sala de troféus, gabinete de reuniões, salão polivalente e instalações sanitárias.

De acordo com o presidente da ACDL, José Manuel Salvado, a nova casa da associação, com inauguração prevista para 2014, trará mais-valias importantes para o desenvolvimento de vários tipos de atividades.

A ACDL promove a prática desportiva, em especial a modalidade de futsal, onde compete nos escalões jovens e seniores, e a valorização e proteção do património etnográfico local, sobretudo por via do trabalho desenvolvido pelo Rancho Folclórico do Ladoeiro.

Segundo José Manuel Salvado, a nova sede deverá ainda possibilitar a reativação do grupo de teatro da associação e motivar a implementação de um projeto de aulas de dança e ginástica.

“Esta obra não seria possível sem o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, e em particular do seu presidente, Armindo Jacinto, pelo que estamos extremamente agradecidos”, afirma o presidente da ACDL.

PUB

PUB

PUB

PUB