Por: Diario Digital Castelo Branco
A Associação de Clubes de Canoagem da Região da Beira Baixa continua a dar passos em frente, no que toca à dinamização da modalidade.
A Associação de Clubes de Canoagem da Região da Beira Baixa continua a dar passos em frente, no que toca à dinamização da modalidade.
Nos passados dias 13, 14 e 15 realizou na barragem Marechal Carmona (Idanha-a-Nova) o estágio da Selecção Nacional de Infantis, masculinos e femininos da modalidades de K1, C1 e Slalon, organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem, em parceria com a Associação de Clubes de Canoagem da Região da Beira Baixa.
Este encontro que para a além do carácter técnico/competitivo, teve também como objectivos acrescidos o desenvolvimento do espírito de equipa e fair-play, que para o qual se realizaram algumas actividades mais lúdicas como foi o caso do paintball, escalada, tiro com arco e caça ao tesouro que se realizaram na sexta-feira, sob a orientação técnica da Associação Clube Raia Aventura e um kayake-paper realizado no sábado á tarde com o apoio do Clube Náutico de Castelo Branco. Foi também apresentada uma palestra sobre sucesso desportivo, em que o orador foi Diogo Fazenda, antigo atleta de alta competição e várias vezes Campeão Nacional de velocidade, e que é psicólogo na Federação Nacional de Canoagem.
No final, a Federação elogiou o trabalho organizativo da Associação de Canoagem, na preparação deste estágio, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Idanha e dos Bombeiros Voluntários, ficando em aberto a continuidade do mesmo em Idanha-a-Nova.
Nos passados dias 3,4, 17 e 18 de Agosto, Nuno Mateus, Vladimir Saiago e Estanislau Saiago, participaram numa formação de águas bravas ministrada pela Associação de Amigos da Natureza de Cabeção e que contou com a presença de um formador da Federação Portuguesa de Canoagem para leccionar o referido curso. Esta formação tem como objectivo preparar a nível técnico para mais uma vertente da canoagem, que é o caso das águas bravas. Nesta formação aproveitou-se para estabelecer contactos com outros grupos da região nomeadamente da Sertã, para futuras acções, que já estão a ser preparadas para o ano de 2014.
Já no dia 11 de Agosto, também se realizou a II descida do Ponsul, organizada pela PonsulActivo e com a colaboração da ACCRBB, e que este ano contou com uma prova de competição, onde participaram os clubes da Região, que entre "novatos" e atletas juntou cerca de 80 participantes.
A nível competitivo, classificou-se em 1º Lugar Pedro Correria, 2ª Rafael Antunes, ambos do Clube Náutico de Vila Velha de Ródão, e em 3º Lugar, Vladimir Saiago do Clube Náutico de Castelo Branco.
Este é o retomar das competições de canoagem na nossa região, que já foi um pólo bastante dinâmico nesta modalidade e que apesar e ter sofrido uma paragem de cerca de 2 anos, tem vindo a reorganizar-se e a recuperar a actividade que já houve e a recuperar a actividade que já houve em outros tempos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet