Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A 04 de fevereiro, os deputados aprovaram, por maioria, um projeto de resolução do CDS-PP, que defendeu o reforço dos meios de combate aos roubos em ourivesarias.
As recomendações que incluem a promoção de um estudo nacional sobre os assaltos a estas lojas foram aprovadas pelo CDS-PP, PSD, PCP e Os Verdes.
O PS votou contra e o Bloco de Esquerda absteve-se.
Na resolução hoje publicada refere-se a elaboração de um plano nacional que crie e divulgue “normas de segurança para os comerciantes através da realização de campanhas de prevenção”.
Ainda se recomenda a realização de um estudo nacional pelo Gabinete Coordenador de Segurança, que identifique, entre outros, os locais, os dias, as horas e as causas e motivações dos autores destes crimes.
Os deputados pedem reforço de “meios materiais, humanos e informáticos das forças e serviços de segurança especificamente destinados ao combate a este crime”.
No último ponto do texto refere-se a promoção de “mais patrulhamento apeado nas zonas de risco identificadas, nomeadamente nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal e Braga”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet