Por: Diario Digital Castelo Branco
Este comício, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, será o primeiro de cinco, em diferentes pontos do país, com a participação do secretário-geral comunista destinados a assinalar o aniversário do partido, entre centenas de iniciativas em 2011, especialmente dirigidas aos jovens e trabalhadores.
Lisboa, Seixal, Porto, Funchal e Alentejo são os locais escolhidos para as cinco “grandes iniciativas” – comícios ou almoços-comícios – para marcar os 90 anos do partido, que se assinalam domingo, sob o lema “Liberdade, democracia, socialismo – Um projeto de futuro”.
Os trabalhadores e a juventude serão a prioridade das comemorações, em que o PCP quer “uma grande participação de massas”.
O reforço do Partido Comunista terá também destaque nas comemorações, “concretizando os objetivos da ação ‘Avante! Por um PCP mais forte’”, nomeadamente através de “recrutamento e responsabilização de novos militantes, criação de células de empresa, intensificação da intervenção partidária, venda da imprensa do PCP e reforço da independência financeira do partido”.
Além dos cinco comícios, em 2011 estão previstas “centenas de iniciativas”, como debates, exposições, almoços e jantares, a colocação de cartazes nas ruas e a realização de ações junto de empresas e escolas.
A Festa do Avante!, a 2, 3 e 4 de setembro na Quinta da Atalaia, Seixal, acolherá uma exposição relativa à data.
A divulgação e estudo da obra teórica de Álvaro Cunhal é outro dos eventos para “aprofundamento da reflexão”, a par das comemorações do nascimento dos escritores Alves Redol e Manuel da Fonseca, e dos 110 anos do nascimento de Bento Jesus Caraça, “reconhecidos militantes comunistas”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet