Diário Digital Castelo Branco - Hulk marca mas falha penalty e FC Porto empata com o Zenit Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Hulk marca mas falha penalty e FC Porto empata com o Zenit

O FC Porto empatou na Rússia a um com o Zenit e complicou as suas contas na Liga dos Campeões. Os dragões marcaram primeiro por Lucho, mas o ex-portista Hulk, o melhor jogador em campo, apesar de ter falhado uma grande penalidade, acabou por igualar a partida.

  • Desporto
  • Publicado: 2013-11-06 19:38
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O FC Porto empatou na Rússia a um com o Zenit e complicou as suas contas na Liga dos Campeões. Os dragões marcaram primeiro por Lucho, mas o ex-portista Hulk, o melhor jogador em campo, apesar de ter falhado uma grande penalidade, acabou por igualar a partida.

Paulo Fonseca preferiu não inventar e apresentou o habitual onze do FC Porto, ou seja, Helton Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Defour, Lucho, Varela, Jackson e Josué. Um onze que deu conta do recado, já que no primeiro tempo controlou a partida com grande personalidade, embora o Zenit «entregasse» estrategicamente o jogo aos portistas para explorar depois a velocidade dos seus avançados, principalmente Hulk.

Por isso, o golo de Lucho, aos 23 minutos, surgiu com naturalidade, já que antes, aos cinco, sete e 17 minutos, Josué e Danilo (por duas vezes) tinham ameaçado a baliza de Lodigin.

No entanto, e como aconteceu no Restelo no fim de semana, o FC Porto não conseguiu segurar a vantagem por muito tempo e cedeu o empate, que foi marcado por Hulk após um desentendimento entre Helton, Mangala e Alex Sandro. De referir que o ex-portista não comemorou o golo, em sinal de respeito pelo seu passado como Dragão. Apesar do duro golpe, o FC Porto continuou a ser melhor e quase chegou a nova vantagem próximo do fim do primeiro tempo, com Jackson, com um pequeno desvio, a proporcionar uma bela defesa ao guardião contrário.

No segundo período, Helton redime-se da falha do golo do Zenit aos 52 minutos e defende uma grande penalidade marcada por Hulk, após Otamendi ter colocado a mão na bola. Um bom tónico para a equipa portista, apesar do Zenit ter regressado com outra dinâmica ofensiva, já que começou a pressionar mais alto.

A verdade é que a equipa russa criou inúmeras dificuldades para o FC Porto, que raramente ameaçou a baliza rival, como aconteceu com Jackson, aos 69. Por sua vez, o Zenit não marcou devido a Helton, que evitou pelo menos duas boas ocasiões.

Paulo Fonseca procurou mexer com a sua equipa e colocou Licá no lugar de Josué, aos 76, mas a verdade é que o FC Porto nunca mais reencontrou o seu jogo, como aconteceu no primeiro tempo. Hulk esteve imparável e foi uma constante dor de cabeça para os portistas, que muitas vezes recorreram às faltas para deter o brasileiro.

O treinador português colocou Ghilas no lugar de Lucho aos 86 minutos, mas foi uma substituição infrutífera. No entanto, nos momentos finais, o Zenit reclamou um penalty (pretensa falta de Mangala sobre Hulk), enquanto Varela quase marcou na jogada seguinte.

Com o empate, o FC Porto complicou as suas contas na Champions, já que o Atletico Madrid soma nove pontos, mais quatro que o Zenit, que tem mais um que o FC Porto. O Anderlecht, que defronta os espanhóis ainda hoje, soma um ponto.

PUB

PUB

PUB

PUB