Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Conselho da União Europeia dedicado ao emprego e política social acontece quando em Portugal os parceiros sociais discutem a iniciativa para a competitividade e o emprego, que o Governo pretende levar à cimeira europeia de 11 de março.
Já esta manhã, os ministros do Trabalhos dos 27 vão tomar posição sobre as políticas do emprego da União Europeia tendo em conta o crescimento da Europa para 2011, adotando um relatório conjunto sobre o emprego.
Os responsáveis europeus vão ainda discutir a Plataforma Europeia contra a Exclusão Social.
Estas iniciativas serão tomadas tendo a conta a Estratégia Europa 2020, o documento que define o plano para o crescimento nos próximos dez anos e que substituiu a Estratégia de Lisboa.
Na área do emprego a Estratégia Europa 2020 tem como objetivo aumentar para 75 por cento a taxa de emprego da população com idade entre 20 e 64 anos, através de uma maior participação da população jovem, dos trabalhadores mais velhos, dos com menos qualificação e uma melhor integração dos migrantes legais.
Em Portugal, a taxa de emprego (proporção da população empregada na população em idade ativa) situava-se em 71,2 por cento em 2009.
Já no combate à exclusão social, a principal meta passa por reduzir na Europa em 20 milhões do número de pessoas que vive abaixo do limiar da pobreza.
Além destes pontos, os ministros vão ainda avaliar os progressos que foram feitos em 2010 na igualdade entre homens e mulheres no que respeita ao acesso ao emprego e discutir, no âmbito do Livro Verde, a sustentabilidade dos regimes de reformas nos 27 Estados-membros.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet