Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
As palavras de José Sócrates foram proferidas na Assembleia da República, depois do discurso de posse do Presidente da República, Cavaco Silva.
“Da minha parte respondo ao senhor Presidente da República dizendo que pode contar com uma cooperação institucional leal por parte do Governo e por parte de mim próprio. Isso é o que os portugueses esperam de nós, de todos os órgãos de soberania”, salientou o primeiro-ministro.
Já sobre o teor do discurso do chefe de Estado, considerado duro em termos de análise à situação do país, o primeiro-ministro disse concordar que “Portugal vive uma situação de grande exigência nacional”.
“Mas vive Portugal como vivem todos os países da União Europeia e todos os países desenvolvidos”, referiu logo a seguir José Sócrates.
Para José Sócrates, “manda a verdade que, em nome de um diagnóstico sobre a situação portuguesa, não se deixe de referir a crise internacional na origem aliás das dificuldades de todos os países, da dificuldade de Portugal, da dificuldade grega, irlandesa, espanhola, inglesa, dos Estado Unidos, do Japão e por aí fora”.
“Não há nenhum diagnóstico que se possa fazer sem se referir esse ponto”, sustentou o líder do executivo, em nova referência às consequências da crise internacional.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet