Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 14 de janeiro de 2014

Selecionador de futsal diz que passar o grupo é "objetivo mínimo” no Europeu

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O selecionador português de futsal assumiu hoje a ambição de chegar longe no Euro2014, que se disputa na Bélgica, entre 28 de janeiro e 08 de fevereiro, tendo colocado como fasquia mínima ultrapassar a fase de grupos.

O selecionador português de futsal assumiu hoje a ambição de chegar longe no Euro2014, que se disputa na Bélgica, entre 28 de janeiro e 08 de fevereiro, tendo colocado como fasquia mínima ultrapassar a fase de grupos.

Após a divulgação dos convocados para a fase final da prova, Jorge Braz perspetivou a participação portuguesa em mais um Europeu, tendo apontado como principal objetivo a vitória no grupo B, no qual Portugal medirá forças com a Rússia, vice-campeã europeia, e com a Holanda.

"Passar o grupo será o mínimo. Em todas as fases finais temos passado essa fase com maior ou menor dificuldade. É um claro objetivo, mas assumo que não queremos ficar onde temos ficado. O objetivo é passar o grupo, se possível em primeiro. Passando o grupo, estamos na fase a eliminar e não queremos ficar nos quartos-de-final", começou por dizer, em conferência de imprensa realizada na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Ainda que não tenha assumido declaradamente a candidatura ao título europeu, Jorge Braz afirmou que a seleção nacional "sabe bem o que quer" e está empenhada em melhorar os registos anteriores.

"É mais uma fase final em que marcamos presença e queremos sempre evoluir e melhorar. Terá de ser um ano ainda melhor e volto a assumir que não queremos ficar pela fase em que temos ficado. Temos os objetivos bem definidos e o grupo sabe bem o que quer para este Europeu. Será um ano que terá de ser melhor do que os anteriores", referiu.

O selecionador optou por convocar 15 atletas para esta primeira semana de preparação, mas um deles terá de ficar fora da lista de 14 elegíveis. A surpresa prende-se com Cardinal, que esteve afastado das "quadras" nos últimos meses, em virtude de uma grave lesão.

O pivô está sem clube e não efetuou qualquer jogo esta temporada, mas Jorge Braz garante que o jogador "tem possibilidades reais" de estar presente na prova.

"O Cardinal foi acompanhado pela equipa médica da seleção, desde a cirurgia e passando pelo processo de recuperação. Há algumas semanas que está apto do ponto de vista clínico e físico, mas sabemos que a forma desportiva significa mais do que isso. Vai fazer parte do estágio e depois tomaremos uma decisão relativamente a todos jogadores", concluiu.

Portugal vai realizar um estágio de preparação em Rio Maior, entre 19 e 27 janeiro, antes da viagem para Antuérpia, na Bélgica, cidade que vai acolher o Campeonato da Europa, de 28 de janeiro a 08 de fevereiro.

Na fase de grupos, a equipa das quinas terá pela frente a Holanda (30 janeiro) e a Rússia (01 de fevereiro).

 

Lista de convocados:

- Guarda-redes: André Sousa (Fundão), Cristiano (Sporting) e João Benedito (Sporting).

- Fixos: Gonçalo Alves (Benfica), João Matos (Sporting) e Arnaldo Pereira (Nikars/Let).

- Alas: Bruno Coelho (Benfica), Paulinho (Sporting), Pedro Cary (Sporting), Pedro Costa (Nagoya Oceans/Jap), Ricardinho (Inter Movistar/Esp) e Ricardo Fernandes (Benfica).

- Pivôs: Cardinal, Joel Queirós (Benfica) e Leitão (Acqua & Sapone/Ita).

 

Nota: a lista inicial de convocados inclui 15 jogadores, mas apenas 14 são elegíveis para a competição.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!