Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os cortes salariais e o aumento dos descontos para o subsistema de saúde (SAD) são os assuntos que vão dominar a reunião de hoje à tarde entre os sindicatos da PSP e Miguel Macedo.
Estes também foram os temas que estiveram em cima da mesa da reunião, realizada na segunda-feira, entre o ministro da Administração Interna e as associações socioprofissionais da Guarda Nacional Republicana.
Segundo as associações da GNR, do encontro «não saiu nada em concreto», tendo ficado agendada uma nova reunião para fevereiro.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG), José Lopes, manifestou-se «confiante com a tutela em dar conta das preocupações» dos militares da Guarda, adiantando que «vai imperar a sensatez».
Nesse sentido, vão esperar pela próxima reunião com Miguel Macedo, agendada para o início do mês de fevereiro, onde será também apresentado a Lei Orgânica da GNR e o regulamento disciplinar, adiantou o presidente da Associações Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG), José Alho.
A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), que representa um maior número de militares da GNR e que tem agendada uma manifestação nacional para 27 de fevereiro, vai ser recebida hoje pelo secretário de Estado Adjunto da Administração Interna.
A Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança já afirmou que vai aguardar pelos resultados das reuniões com o Governo para decidir qual a resposta a dar aos cortes salariais.
A estrutura que congrega os sindicatos e associações mais representativas da GNR, PSP, Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Polícia Marítima, Guardas Prisionais e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já ameaçou com formas de luta, nomeadamente uma manifestação, caso não seja dada um a resposta às reivindicações.
Também o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, que faz parte da CCP, tem hoje marcada uma reunião com a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet