Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O presidente do Sindicato dos Estivadores, António Mariano, disse à Lusa, a 16 de janeiro, que as «operações [portuárias] só irão parar se forem introduzidos trabalhadores estranhos» ao serviço, pelo que admite que a paralisação poderá ter pouco impacto.
Quanto à razão desta greve, o dirigente sindical explicou, na altura, que tem a «ver com entrada em funcionamento de uma segunda empresa de trabalho portuário, com a introdução na operação de trabalhadores novos em substituição dos 47 despedidos em 2013», o que considerou «ainda mais inaceitável» quando o sindicato estava em negociações com as empresas de estiva «para acertar o novo contrato coletivo de trabalho».
Segundo o pré-aviso da greve, o sindicato considera que as empresas estão a «habilitar profissionalmente outra mão-de-obra desnecessária ao setor» com vista a substituir os «atuais trabalhadores portuários por outros trabalhadores a contratar, não só em condições precárias, como também em condições remuneratórias substancialmente inferiores», afirmando ainda que essas empresas têm violado de diversos modos a regulamentação coletiva em vigor para o trabalho portuário.
Além do Porto de Lisboa, a greve marcada pelo Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, entre as 08:00 de hoje e as 08:00 de 10 de fevereiro, pode ter também impacto em Setúbal e na Figueira da Foz, caso durante a greve sejam desviados cargas ou navios para estes portos.
Para a AOPL - Associação de Operadores do Porto de Lisboa, esta greve é convocada contra «as empresas de trabalho portuário que coloquem novos estivadores» nas operações do Porto de Lisboa.
A associação de operadores diz ainda que esta situação seria apenas "absurda" se "não fossem as consequências económicas extremamente sérias que dela resultam" por poder paralisar parte da atividade portuária.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet