Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Depois de ter percorrido 1.000 quilómetros na costa litoral de Portugal, um professor de Educação Física vai participar no Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB), em agosto, declarou o docente
Depois de ter percorrido 1.000 quilómetros na costa litoral de Portugal, um professor de Educação Física vai participar no Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB), em agosto, declarou o docente.
"Esta é a prova onde qualquer pessoa que faz ultramaratonas, um dia pretende estar. Estou muito feliz", disse Pedro Coelho, que leciona em Castelo Branco,
O docente albicastrense já se tinha inscrito para participar no UTMB em 2013, mas apesar de ter os pontos suficientes para a ultramaratona, não foi selecionado.
"À segunda foi de vez. É um sonho realizado estar na lista de participantes. Agora, espero concretizar o sonho seguinte que é concluir a prova", referiu.
Pedro Coelho já há algum tempo que está a fazer o trabalho de preparação para o UTMB, mas, agora, depois de confirmada a sua participação, vai “acelerar” a preparação.
"Já aumentei o número de inscrições em provas de ultramaratonas para este ano. Tenho de aumentar o número de quilómetros e de preferência que sejam em trilhos e em montanha", explicou.
Antes de partir para o UTMB, Pedro Coelho vai para a Serra da Estrela, "para fazer mais montanha e treinar em grande altitude".
"Tenho a minha profissão, não me dedico 100% às corridas. Por isso, vou fazer todas as semanas, um mínimo de 100 quilómetros de treino, para poder chegar em condições ao UTMB e com alguma segurança de terminar a prova", salientou.
Além de Pedro Coelho, constam mais 27 atletas portugueses na lista de inscritos, entre os quais os ultramaratonistas Carlos Sá e Isabel Moleiro.
"Para muitos deles, o objetivo será como o meu, tentar terminar a prova. Outros, como o Carlos Sá, os objetivos certamente que serão diferentes", sublinhou.
Pedro Coelho, no verão passado, fez a costa litoral portuguesa a correr, totalizando 1.000 quilómetros, distribuídos por 24 etapas, entre Caminha e Vila Real de Santo António.
Este projeto pessoal, o Portugal Seaside Run, surgiu depois de saber que não tinha sido selecionado para participar no UTMB.
O UTMB realiza-se uma vez por ano. Começa em Chamonix (França) e percorre ainda países como Itália e Suiça.
A distância da prova é de aproximadamente 168 quilómetros, com um desnível positivo de 9.600 metros que têm de ser percorridos num máximo de 46 horas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet