Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Antes, o Sporting tenta voltar ao terceiro posto, depois de se ter visto ultrapassado pelo Sporting de Braga, que bateu o Beira-Mar por 2-1 e ganhou dois pontos de vantagem. Os “leões” visitam o Vitória de Guimarães, que está igualmente apostado em chegar ao terceiro lugar.
Em Lisboa, um triunfo dos “Dragões” assegura o seu 25.º título de campeão português, pela segunda vez na história em terreno “encarnado”, pois os portistas também garantiram a conquista do campeonato de 1939/40 com uma vitória sobre o Benfica (3-2) na última jornada, no Campo das Amoreiras.
Mais, em caso de derrota, o Benfica pode vir a perder o estatuto de único campeão de sempre sem derrotas, embora fiquem a faltar cinco encontros ao FC Porto para manter a invencibilidade.
Na época de 1972/73, sob comando do inglês Jimmy Hagan, as “águias” sagraram-se campeãs na 23.ª jornada, com sete para realizar, ao apresentarem, então, 23 triunfos em outros tantos jogos e só cederam dois empates até ao final da prova.
No particular “duelo” de treinadores, entre o “graúdo” Jorge Jesus (56 anos) e o “miúdo”, André Villas-Boas (33), o mais experiente ganhou três jogos e perdeu dois, nos cerca de 17 meses que levam de “convivência”.
Os dois clubes com mais títulos no futebol português e quase 80 anos de história em "comum", desde o primeiro jogo, em 1931, disputam hoje o 219.º encontro oficial, com ténue vantagem dos "dragões" - mais uma vitória que o rival (83 face a 82 e 53 empates).
- Sexta-feira:
União de Leiria – Marítimo, 1-3.
- Sábado:
Académica de Coimbra – Portimonense, 1-0.
Beira-Mar - Sporting de Braga, 1-2.
- Hoje:
Rio Ave - Vitória de Setúbal, 16:00
Olhanense - Naval 1.º Maio, 16:00
Vitória de Guimarães – Sporting, 18:15 (TVI)
Benfica - FC Porto, 20:30 (SportTV)
- Segunda-feira:
Nacional - Paços de Ferreira, 20:15 (SportTV)
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet